Quem critica a educação pública do Brasil, não conhece a escola de ensino médio de tempo integral Joaquim Bastos Gonçalves. Localizada em Carnaubal, interior do Ceará, eleita vencedora do World’s Best School Prizes 2023 (Prêmio Melhores Escolas do Mundo, em tradução livre), na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis”. A iniciativa “Adote um Estudante”, que garantiu a condecoração para a instituição, foi criada para dar suporte aos estudantes que tiveram dificuldades emocionais devido à pandemia de Covid-19.
O projeto conta com o apoio de psicólogos voluntários de diversas regiões do País, que oferecem atendimento online de forma individual aos jovens. Além disso, a ação também tem atividades de esporte e oficinas de teatro, dança, pintura e crochê, estimulando o convívio social e desenvolvendo habilidades manuais, de concentração e coordenação motora. Esse é um exemplo inspirador de como a educação pode contribuir para a melhoria da saúde mental desta nova geração.
Essa é a segunda edição da premiação, idealizada em 2022, pela plataforma britânica T4 Education, com o apoio da Fundação Lemann – que avalia cinco categorias: “Ação Ambiental”, “Apoiando Vidas Saudáveis”, “Colaboração Comunitária”, “Inovação” e “Superação de Adversidades”. Cada vencedor recebe US$ 50 mil, o equivalente a cerca de R$ 250 mil. Participaram da competição 108 países, sendo que a escola cearense concorreu com a Cardiff Sixth Form College, de Cardiff (País de Gales), e com a IMG Academy, de Bradenton, Flórida (EUA).
Outras 15 escolas brasileiras, também finalistas, concorreram em uma votação pública na disputa pelo troféu “Escolha da Comunidade”, e quem venceu foi a Escola Municipal Professor Edson Pisani, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. A instituição concorreu pela categoria “Colaboração Comunitária”, com o projeto “Mais favela, menos lixo”.