Busca Home Bazaar Brasil

Exclusivo: revelamos o endereço do Papai Noel

Saiba onde vivem as lendas do Natal

by Patrícia Favalle

O Natal está prestes a ser comemorado e aí pinta aquela dúvida: “Onde será que mora o Papai Noel?” Com aquelas roupas pesadas e cercado por renas fofinhas já dá para descartar meio mapa que frita no verão – incluindo o Brasil. Se ele não habita as paisagens tropicais, sobram América do Norte, Europa e o Norte da Ásia – leia-se: Rússia.

Pois bem, a turma da Bazaar Kids xeretou os endereços mais conhecidos de Santa Claus (ops, esse é um dos nomes do Papai Noel!) e revela – com exclusividade – o destino da sua cartinha.

 

ALASCA

A primeira parada, e talvez a mais charmosa para o público brasileiro, é North Pole, no centro do Alasca. É ali que fica a residência oficial do senhor Claus. Toda a cidade foi construída para o entretenimento natalino, e tem postes em forma de bengala doce, pinheiros decorados pelas ruas e fazendas de renas. A casa do bom velhinho é um show à parte. Mamãe Noel e dezenas de crianças-duendes se revezam na tarefa de responder as centenas de correspondências que desembarcam diariamente na caixa postal do Noel. Um “nataltômetro” marca quantos dias faltam para a entrega dos presentes, e o próprio Nicolau (outro nome de Papai Noel) faz questão de ciceronear os visitantes. É mágico! www.portablenorthpole.com

1901118_1439565029613481_1545394006_n

Papai Noel, North Pole, Alasca

FINLÂNDIA

Para os apaixonados pelas sagas vikings, o melhor Papai Noel reside em Rovaniemi, na Finlândia. No mesmo esquema do Alasca, a cidade da Lapônia ganhou fama graças ao ilustre morador. Mas nada de imaginar aquele gorducho bonachão dos filmes da Disney – nas terras escandinavas, o Santa é fashion e mais parece um gigante saído de algum conto de fadas! O restante da trama é quase o mesmo – tem renas, trenós, ajudantes elfos nos correios, nos restaurantes e, claro, na fábrica de brinquedos, além de hotel temático. Isso mesmo, dá para passar uns dias vivendo o sonho do Natal. www.visitrovaniemi.fi

santa-claus-feeding-reindeer-rovaniemi-lapland-finland-6_2

Papai Noel, Rovaniemi, Finlândia

RÚSSIA

Na Rússia eles também cultuam o Natal, mas longe de usar a casaca vermelha que o Ocidente tanto gosta. O Noel daquelas bandas usa azul-royal (mas tem dias em que ele prefere o branco) e saí da toca no dia 7 de janeiro… Isso é culpa do calendário juliano, usado pela Igreja Ortodoxa Russa. Outro detalhe importante: o nome dele é Ded Moroz e a sua casa fica localizada na cidade de Veliky Ustyug.

15id7541469

Papai Noel, Veliky Ustyug, Rússia