Por Aline Najman*

O período de quarentena traz uma legião de mães em busca de atividades para entreter os filhos. Para dar aquele help, listamos algumas atividades que estão bombando aqui em casa (testes realizados com sucesso). Vamos lá:

1. Brincadeiras resgatadas da minha infância, como amarelinha e circuitos usando giz (caso more em casa ou tenha varanda/terraço),  caça ao tesouro, dança das cadeiras,  gato mia, caça de objetos para reforçar conceitos de matemática.

2. Atividades de artes: pintura, colagem, massinha de modelar, livros de atividades (adoro os da editora Catapulta) e livros para colorir.

3. Atividades de ciências, toda criança adora brincar de cientista e experimentar novos desafios. O momento não poderia ser mais propício para aguçar a curiosidade da turminha!  

4. Jogos de tabuleiro em família (Cara a Cara, Figuras, Jogo do Ano do Gildo, Banco Imobiliário, Detetive, Uno, Mico).

5. Cozinhar ao lado das crianças. Dá para fazer bolos, biscoitos e brigadeiro!

Brincar em casa | Foto: Acervo Bazaar Kids

Entre as brincadeiras, faça pausas culturais e oferte às crianças boas leituras. Livros são ótimos recursos para entreter e turbinar a imaginação deles. Aqui vão as dicas!

  1. A Árvore Generosa e Quem Quer este Rinoceronte?, de Shel Silverstein
  2. A Fabulosa Máquina de Fazer Amigos, de Nick Bland
  3. Gildo, de Silvana Rando
  4. A coleção de livros do Elefante e da Porquinha, Mo Willems
Livro Quem Quer este Rinoceronte?, de Shel Silverstein

Ah, e não esqueça de fazer cronogramas diários para a rotina da criançada! Previsibilidade, em tempos de tanta instabilidade, é essencial! 

*Aline Najman mora em Nova York há mais de 6 anos. Mãe do David, de 5 anos, a advogada por formação e mãe por vocação, criou o @kidsspacenyc