Andrea Gusmão, executiva bem-sucedida, mãe de três filhos: 26, 22 e 9 anos, conta que o nível de estresse da família diminuiu desde que adotaram a prática da meditação juntos. Andrea, que já pratica meditação há 33 anos, diz que desde os 14 já via o benefício de “parar”por alguns instantes. “Faz uma diferença tremenda na vida de qualquer família. Simplesmente desacelerar, mostrar os benefícios de viver o momento e ensinar a importância de se viver o momento, de se desconectar do mundo por alguns minutos, para se conectar com a paz interior, são pequenas práticas que devem ser diárias, e contínuas”, diz.

Para a introdução da técnica, há exercícios que ajudam. “O segredo é começar por dois ou três minutos. Não precisa de mais. Depois, naturalmente, tudo vai mudando, se encaixando.” Inicie dessa forma: “Sentados em posição de borboleta, com os olhinhos fechados, dedinhos unidos, imagine as pontinhas dos dedos, percorra os seus braços, agora imagine que você está muito leve, e só pensando nessa leveza… Agora retorne o pensamento aos braços, e de novo, para as pontinhas dos dedos”.

Andrea meditando com o seu filho caçula

Um dos principais benefícios para as crianças que meditam é a possibilidade de se reduzir a ansiedade, incluindo a melhoria de uma nutrição saudável e balanceada. De acordo com o curso de Nutrição Holística do Institute for Integrative Nutrition (IIN), o segredo para uma vida plena, é o equilíbrio entre os alimentos primários e secundários; ou seja, muito mais do que está no seu prato.

Estimular a criatividade, preencher a vida com atividade física, relacionamentos saudáveis e práticas espirituais nutrem a alma, e consequentemente, facilitam o papel da chamada alimentação secundária, que não precisará suprir a ansiedade, as inseguranças, e até mesmo, a forma de recompensar ou obter recompensas, por exemplo, em açúcares processados.

 

Exclusivo para leitores da Harper’s Bazaar

Milhares de mamães interessadas em aprender mais sobre mais de 100 tipos de dietas para melhor nutrir sua família já fizeram o curso da IIN, uma instituição que existe há quase 30 anos.

Se você quiser mais informações, visite o site do Institute for Integrative Nutrition.

Uma das mais aclamadas escolas de Health Coaching dos Estados Unidos e do mundo, a IIN foi responsável por fundar a profissão de Health Coach na América Norte. No entanto, você pode simplesmente decidir fazer esse curso como uma jornada de transformação pessoal. Atualmente, existem mais de 110 mil alunos formados, em 175 países.

Para um bom aproveitamento do curso, é necessário um nível intermediário de inglês ou de espanhol.  A escola oferece aulas online com mais de 90 professores renomados, dentre eles, Joshua Rosenthal, Deepak Chopra e Gabbie Bernstein.  A ideia é aprender sobre teorias e conceitos da fisiologia, do metabolismo, da bio-individualidade e também sobre negócios. Vale a pena conferir. Os leitores da Harper’s Bazaar tem  desconto de USD 2,000 para o pagamento total, e USD1,500 sobre pagamentos parcelados. É só clicar no link para saber mais, e mencionar Harper’s Bazaar nas suas interações com a equipe da IIN.