Por Amélia Whitaker*

Esqueça um pouco os aparelhos eletrônicos e aproveite o tempo em casa para brincar em família e incentivar a imaginação dos pequenos. Para tentar ajudar nessa missão, preparei uma lista com 11 brincadeiras que vão fortalecer os laços afetivos, além de promover o desenvolvimento saudável das crianças. As atividades podem envolver toda a família, incluindo os mais velhos.

Essas e outras ideias podem ser acompanhadas pela hashtag #alegriasempilha no instagram.

Imitando bichos

Essa é para quem é fã dos animais! Cada participante escolhe um bicho que será representado pelos jogadores na sequência. Quando o escolhido for o sapo, todos devem agachar e pular bem alto. Além de superdivertido, é um ótimo estímulo para o desenvolvimento da coordenação motora e o domínio do próprio corpo.

Foto: Acervo Bazaar Kids

Massagem

A dica é que os pais façam uma massagem relaxante nas crianças! Escolha um ambiente tranquilo, passe nas mãos o óleo essencial dermatologicamente testado e comece com movimentos suaves nas costas dos pequenos. Deslize as mãos de cima para baixo, membro por membro, até chegarmos aos pés.

Dançar

Coloque uma música que vocês gostem e dancem livremente. A brincadeira pode até parecer simples, mas o resultado é surpreendente.

Foto: Acervo Bazaar Kids

Avião

Deite no chão, apoie seus pés na barriga da criança e a levante como um avião. Faça sons e movimentos similares ao voo de uma aeronave. Os mais novinhos amam!!!

Circuito com pista de obstáculos

Deixe as crianças criarem o seu próprio circuito em casa, usando sofás, almofadas, mesinhas e tudo que tiver disponível, mas, claro, que não representarem perigo aos pequenos. Coloque música e passe pelo percurso de frente, de costas e pulando. Use a imaginação!

Origamis

A arte de origem japonesa que utiliza papel dobrado para representar formas e figuras é diversão garantida e ainda permite desenvolver a motricidade, as capacidades manuais e a concentração.

Massinha natural

Em uma vasilha grande misture um copo de farinha de trigo, meio copo de sal e meio copo de água. Em seguida, junte tudo até atingir o ponto de massinha. Você pode também adicionar corante natural, pó de giz, glitter ou tinta para colorir.

Caixa de papelão

Essa atividade vai trabalhar a autonomia e criatividade das crianças, já que o objeto simples pode virar uma casa, um fogão e até um carro.

Foto: Acervo Bazaar Kids

Papel machê

Em uma bacia coloque papel picado, água e cola. Dose as quantidades para obter a consistência de uma massinha. Molde na forma desejada, que pode ser um objeto decorativo ou um utilitário, e deixe secar. Depois pinte para finalizar.

Carimbo na batata

Corte uma batata crua no meio, e com a ajuda de uma faca, forme o desenho desejado em uma das metades. Essa parte precisa ser realizada por um adulto. Em seguida, passe a tinta na batata e carimbe o papel.

Autorretrato

Além de estimular a criatividade das crianças, contribui para que elas se conheçam melhor. Uma construção da identidade própria que explora as diferenças e semelhanças entre cada um. O autorretrato revela características físicas e psicológicas da pessoa.

Foto: Acervo Bazaar Kids

*Amélia Whitaker é empresária e mãe de duas meninas. @ameliawhitaker