Para pais e cuidadores de crianças com transtornos de neurodesenvolvimento e do processamento sensorial, vale incluir o Parque da Mônica na lista de passeios obrigatórios. O parque lançou um Guia Sensorial para tornar a visita mais acessível e inclusiva, atendendo às necessidades de famílias e indivíduos com transtorno do processamento sensorial, disfunção de integração sensorial, autismo e deficiência intelectual. O Guia Sensorial está disponível no site.
O Guia teve contribuição da consultoria Incluir Treinamentos, especializada em capacitação profissional para atendimento de pessoas com TEA, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, e curadoria da terapeuta ocupacional Carolina de Carlo Meza Felisberto. O material foi baseado nos oito sistemas sensoriais: tato, paladar, audição, olfato, visão, vestibular, propriocepção e intercepção. A partir disso, foi possível destacar, por meio de notas de zero a dez, qual é o grau de estímulo sensorial de cada uma das 17 atrações, com detalhamento da experiência. A “Montanha-Russa do Astronauta”, por exemplo, apresenta nota nove para tato, pois é preciso ter contato com os aparatos de segurança, e oito em audição, já que tem elevada emissão sonora.
O parque também oferece outros serviços e instalações, caso do atendimento prioritário, do empréstimo de fones abafadores e do cordão de girassol para pessoas com deficiências ocultas. Durante a primeira hora de funcionamento do parque acontece a “hora do silêncio”, que reduz estímulos sonoros e visuais para proporcionar um ambiente mais tranquilo aos visitantes com espectro autista ou com transtorno do processamento sensorial. Também há uma “Sala do Silêncio”, que é um espaço acolhedor projetado para o descanso com baixo estímulo.
Parque da Mônica
Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas, 22.540 – São Paulo – SP
Estacionamento no local (área externa do shopping) – Pago à parte.
Espaço Família com sala de amamentação, sala de papinha e banheiro família.