Gigi Hadid com sua mãe Yolanda - Foto: Getty Images
Gigi Hadid com sua mãe Yolanda – Foto: Getty Images

Um novo estudo revelou que as crianças herdam a inteligência de suas mães e não de seus pais, disse o The Independent. E há duas razões para isso acontecer.

Primeiramente, o gene associado à inteligência é carregado no cromossomo X – que as mulheres têm em dupla, enquanto os homens carregam somente um –, o que significa que as mulheres estão mais propensas a transmiti-lo para seus filhos do que os homens. Além disso, cientistas descobriram que os genes para função cognitiva avançada podem ser automaticamente desativados quando herdados do pai.

Esse estudo foi inicialmente conduzido com camundongos. Depois, a equipe continuou a pesquisa com mais de 12 mil jovens, entrevistados ao longo de 1994. Eles analisaram um número de outros fatores que poderiam contribuir para isso, mas concluíram que o que mais influencia a inteligência é o QI da mãe da criança.

De qualquer forma, é importante lembrar que apenas 40 a 60% da inteligência é determinada pelos genes, deixando o resto como influência do meio ambiente.