Educação e diversão são as apostas do projeto Caravana

by Patrícia Favalle

São 14 anos de uma história bem contada e mais de 4 milhões de crianças beneficiadas e 50 mil professores de escolas pública envolvidos. A Caravana do Esporte e das Artes é um projeto desenvolvido pelo Instituto Esporte e Educação e Instituto Mpumalanga em associação com ESPN, Disney e Unicef.

As comunidades são recomendadas pela UNICEF. Assim que o destino é traçado, a turma da Caravana parte na missão de ajudar os professores a entender como usar melhor os recursos disponíveis para ensinar arte e esporte a fim de desenvolver os direitos das crianças. “Em 2018, a UNICEF buscou alinhar a passagem da Caravana em municípios aderentes ao SELO, para maximizar seu potencial de articulação. SELO é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas Para a Infância, que visa estimular políticas públicas para reduzir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e adolescentes estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, diz Belén Urbaneja, diretora de Cidadania Corporativa e Gestão de marca para a América Latina da Walt Disney.

De acordo com ela, já são  quase 200 cidades visitadas, com participação voluntária de artistas e atletas. “A inciativa busca favorecer a ampliação das atividades esportivas e a adoção das linguagens artísticas como ferramentas pedagógicas nas escolas, colocando a criança e o jovem no centro de uma educação de qualidade. Além disso, as Caravanas têm foco na formação de professores e gestores do ensino fundamental, de profissionais da cultura e do esporte e de educadores sociais.”

As metodologias aplicadas pelo programa atendem a necessidade de atuações a partir de tecnologias sociais e educacionais que garantam o direito de toda criança e adolescente de praticar esportes, brincar e viver com arte.

_MG_1064CELIA SANTO D 25 aldINTERNET LABREA

Voluntários em ação

É possível fazer um balanço do projeto desde que ele existe? O nosso objetivo é plantar a semente e dar às crianças uma pequena demonstração de que elas têm o direito de brincar, de praticar esportes, de participar de uma atividade artística. Promove a liberdade de expressão pela música e arte e desenvolve o potencial criativo nas crianças e famílias das comunidades com poucos recursos e que geralmente vivem longe dos grandes centros urbanos. Paralelamente às atividades kids, acontece a formação de professores que ficam responsáveis por germinar esta semente. O principal resultado é um movimento transformador da dinâmica pedagógica, que afeta diretamente a utilização do esporte e da arte na educação das crianças brasileiras.

_MG_0693CELIA SANTO D 24INTERNET LABREA

Projeto Caravana percorre o Brasil

O que aconteceu de novo na última edição realizada? A Caravana visita uma comunidade diferente em cada mês, pontualmente em municípios da região norte, nordeste e centro-oeste. A equipe, antes de cada visita, realiza um exaustivo levantamento de informações, que permite compreender a comunidade em que se estabelecerá. A história, tradições, raízes culturais e o ambiente natural de cada cidade são os eixos principais de cada uma das dinâmicas desenvolvidas, tanto para crianças quanto para professores. Cada evento é único, com o objetivo de promover a valorização de toda a comunidade por suas origens. A última etapa da Caravana aconteceu em setembro de 2019, na cidade de São Luís, no Maranhão. Durante três dias de evento foram realizadas atividades esportivas e artísticas para crianças e adolescentes de 6 a 12 anos de escolas públicas. Mais de 3 mil estudantes da rede municipal de ensino, orientados por especialistas dos projetos, brincaram em tendas de música, dança e cinema e em miniestações esportivas. Enquanto as crianças brincaram, 200 gestores e profissionais da educação do esporte e da cultura participaram de formações com as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte”, desenvolvidas pelo Instituto Esporte e Educação (IEE) e pelo Instituto Mpumalanga. Atletas e artistas convidados pelos projetos participaram da etapa de São Luís e brincaram com as crianças na Arena Caravana. A atriz Isabella Costa, do Disney Channel, foi convidada para participar ativamente. Além disso, Mickey e Pateta receberam as crianças e suas famílias para um Meet & Greet depois da projeção no cinema.

IMG_2511

Até Mickey entra na brincadeira

Quais são os planos futuros? O projeto é um sucesso para a Companhia, possui muitos pontos positivos e faz parte da estratégia de Cidadania Corporativa da Disney, que tem foco em promover o bem-estar das crianças e suas famílias por meio de suas histórias, conteúdos, experiências e personagens. Para  o futuro pretendemos continuar levando para mais comunidades esse trabalho incrível.

Saiba mais: http://caravanaesporteartes.com.br