Finalmente as férias chegaram! E, em 2021, com boa parte da população vacinada, a ansiedade dos pequenos para curtir viagens em família está ainda maior. Opções não faltam, seja para conhecer um pouco mais sobre a história do emblemático estádio do Maracanã, passar um período em uma colônia de férias ou praticar esportes diferentes.
A seguir, listamos algumas atrações que prometem deixar as crianças mais animadas.
Tour do Maracanã – Conhecer os bastidores do maior estádio da América do Sul e chegar próximo ao gramado do palco das finais de duas Copas do Mundo (1950 e 2014) e de uma edição de Jogos Olímpicos (2016) voltou a ser possível. O passeio, que tem duração de 45 minutos, é um dos passeios mais procurados pelos turistas que passam pelo Rio e pelos moradores da cidade. Dá para conhecer os vestiários (e assistir ao vídeo com lances históricos), a zona mista e as salas de aquecimento dos jogadores e a de coletiva de imprensa. Além do solo sagrado do futebol, os visitantes podem ver itens relacionados aos craques mais importantes do esporte, como Pelé, Garrincha e Zico.
Fazenda Faraó – Localizada em Cachoeiras de Macacu, a colônia de férias conta com construções ecológicas, onde as crianças têm a possibilidade de maior interação com a natureza. Por ali, há caminhadas pedagógicas, aulas de culinária, brincadeiras em grupo, oficinas ecorresponsáveis, cachoeiras e piscinas de água natural – tudo monitorado por profissionais. Além da diversão garantida, a temporada na fazenda transforma a experiência dos pequenos em algo novo, permitindo amizades fora do circuito convencional e maiores desenvolvimentos social e comunitário.
Museu do Amanhã– A exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos” traz, ao longo de sete áreas, a grandeza, a biodiversidade e o conhecimento presentes no maior bioma tropical do mundo. O visitante poderá se sentir parte da floresta a partir da ambientação, que tem atividades interativas, elementos que revelam a multiplicidade da Amazônia e a atmosfera sonora da região. Conduzida por uma narrativa temporal, a mostra, apresentada pelo Instituto Cultural Vale e apoiada pela Bayer, se conecta às vivências de milênios, séculos e décadas que coabitam a Amazônia hoje, além de destacar cenários e perspectivas do futuro. Já na entrada, a cenografia revela silhuetas de árvores inundadas pelas cheias dos rios, colocando em cena animais como uma sucuri e um pirarucu. Sons de seres aquáticos contribuem para criar o clima intrigante, que se estende por toda a mostra. O público pode aprender ainda mais a partir de um interativo sobre as manifestações culturais, brincar em pula-pulas em forma de vitória-régia e admirar três objetos expostos na sala: um pedaço da corda do Círio de Nazaré, uma veste do povo Ashaninka e uma roupa usada em apresentações de marabaixo. Na penúltima área, vídeos são projetados com depoimentos de habitantes da região, que trazem suas perspectivas para o futuro.
Zico 10 Camp – A Escola de Futebol do Zico está de volta aos resorts Club Med como programação especial para as férias de janeiro. A atividade está confirmada no Lake Paradise, localizado a cerca de 1h30 da capital paulista, e em Rio das Pedras, a duas horas do Rio de Janeiro. A atividade é oferecida no pacote all inclusive, sem custo adicional, e conta com aulas práticas acompanhada por jogos e treinos, supervisionadas por uma equipe de instrutores selecionados pelo próprio Zico. A atração é destinada a meninas e meninos, dos 6 aos 16 anos, e as aulas acontecem em dois períodos. Vale lembra que a ação conta com protocolo específico de higiene, que faz parte do programa global “Seguros Juntos” do Club Med, para segurança de alunos e professores: uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, distanciamento, água mineral em recipiente descartável e individual, higienização e sanitização de todo o material técnico, antes e depois de cada aula.
De acordo com o Decreto de Lei nº 49335, da Prefeitura do Rio de Janeiro, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid para todos, acima de 12 anos.