Com o intuito de garantir experiências mágicas inclusivas a todos os seus visitantes, a Disney traz serviços dedicados aos turistas com necessidades especiais, que incluem adaptações nos parques, hotéis, restaurantes, lojas e até no sistema de transporte. Para quem já definiu o destino ou está planejando a próxima viagem, a dica é acessar o “Guidebook for Guests with Disabilities”, no Guest Relations, onde estão detalhadas as informações para tornar a trip ainda mais encantadora. Preparamos algumas dicas para ajudar a identificar os serviços disponíveis. Confira!

Henry, cão de serviço de Jessica Paulsen, esteve com a sua tutora na Disney/ Foto Reprodução Instagram
Mobilidade reduzida
A Disney oferece desde o aluguel de cadeira de rodas e veículos elétricos, estacionamento e informações detalhadas sobre o acesso a diferentes modos de transporte. Os brinquedos apresentam instruções claras sobre transferência ou permanência nas cadeiras de rodas ou veículos elétricos (ECVs). Para os visitantes que usam almofadas ortopédicas, há a possibilidade de optar pelos modelos portáteis em determinadas atrações, garantindo o conforto, sem comprometer a segurança. A maioria dos sistemas de transporte é acessível a cadeiras de rodas e veículos elétricos. Ônibus, Minnie Vans™, embarcações, monotrilhos e o
Disney Skyliner são adaptados.
Necessidade especial auditiva
Para aqueles com perda auditiva leve a moderada, os parques contam com dispositivos portáteis com recursos de audição assistida que amplificam o som. Além disso, há dispositivos portáteis com legendagem e legendas de vídeo em monitores selecionados, que garantem ótimas experiências em shows e exposições. A interpretação de linguagem de sinais é oferecida em apresentações ao vivo específicas nos Parques Temáticos, com uma programação rotativa. É possível solicitar serviço de interpretação para eventos e shows com jantar com pelo menos 14 dias de antecedência.
Cena de Avatar Flight of Passage, uma emocionante aventura em 3-D em Pandora – O Mundo de Avatar no Animal Kingdom da Disney, que oferece recursos auditivos/ Foto Divulgação
Necessidades especiais visuais
Visitantes com necessidades especiais visuais podem desfrutar de uma experiência completa com ferramentas como descrição por áudio e mapas em braille. Dispositivos portáteis dão descrições em áudio de elementos visuais dos parques. Guias e mapas fixos em braile estão disponíveis, destacando pontos importantes e incluindo informações úteis. Folhetos com mapas táteis, representando em relevo edifícios e passarelas podem ser solicitados por e-mail.

Journey of Water, inspirado em Moana, conta com recursos para quem tem necessidades visuais/ Foto Amy Smith
Necessidades especiais cognitivas
Diversas estratégias e serviços visam tornar a experiência mágica para os visitantes com deficiências cognitivas, como autismo. É possível adquirir antecipadamente bilhetes, aluguel de cadeira de rodas, alternância de participante, acesso a atrações, áreas de descanso, banheiros com acompanhantes, guias úteis e atendimento a necessidades alimentares especiais. O Serviço de Acesso para Pessoas com Necessidades Especiais (DAS) tem horários de retorno para as atrações, reduzindo a espera em filas convencionais. Recomenda-se o uso de identificação visual no visitante, como pulseira ou crachá, contendo informações médicas e de contato de segurança. Itens úteis como fones de ouvido, atividades favoritas, reforços comportamentais e brinquedos cognitivos auxiliam o visitante e são permitidos.
Hotéis do complexo de Resort Disney
Toda a rede hoteleira pertencente ao grupo Disney é equipada com recursos de acessibilidade, incluindo quartos adequados para cadeira de rodas e pessoas com necessidades especiais auditivas. O equipamento de teclado para digitação de texto (TTY) está disponível mediante solicitação no check-in. Os hotéis oferecem ainda percursos acessíveis, cobrindo áreas como saguão, restaurantes, lojas, salas de conferência, centros de negócios, piscinas, locais para exercício, lavanderias e quartos. Animais de serviço são bem-vindos às áreas designadas, e estacionamento gratuito e espaços específicas são ofertados aos hóspedes com necessidades especiais, exigindo uma licença válida. Para obter informações adicionais e solicitar os benefícios, os visitantes podem entrar em contato pelo email: disability.services@disneyparks.com
Saiba mais: https://disneyworld.disney.go.com/pt-br/


