Viena para pequenos

by Patrícia Favalle
31963 © WienTourismus-Karl Thomas

Brinquedo no Parque Prater – foto Karl Thomas

Viena, na Áustria, é considerada a cidade com a maior qualidade de vida do mundo. Não é à toa que o lugar acabou sendo eleito o melhor destino para embarcar com as crianças, pois oferece uma porção de atividades que aliam cultura e boas doses de diversão. Além disso, conta com mais de 850 parques convidativos para entreter os pequenos, fazer piqueniques ou apenas contemplar o horizonte.

Wien, 2016, Copyright www.peterrigaud.com

Brinquedo no Parque Prater – foto Peter Rigaud

Impossível fazer check-in em Viena e não conferir a sua extensa programação musical. No museu Haus der Musik (Casa da Música), crianças e adultos podem dirigir uma orquestra virtual. Na ópera Wiener Staatsoper, instituição que, em 2019, celebra 150 anos, há inúmeras óperas infantis, entre elas a versão clássica da Cinderela. Além disso, a maior parte das sessões da casa tem um contingente especial de ingressos por 15 euros, reservados para crianças de até 14 anos, independentemente da categoria de assentos selecionadas.

Hotel Sacher Viena - Foto: Divulgação

Hotel Sacher Viena – Foto: Divulgação

Visitar o Kindermuseum Schönbrunn é uma experiência digna dos contos de fadas. Nesse museu, as crianças podem assumir o lugar das antigas crianças da corte imperial, usando suas vestes e descobrindo fatos sobre o seu dia a dia. Muito perto dali também está o Tiergarten Schönbrunn, o jardim zoológico mais antigo do mundo. As crianças costumam ficar encantadas diante dos bebês pinguins e dos ursos pandas.

50518 Mute swan family swimming in the Old Danube © Wientourismus-www.wienerwildnis.at

Família de gansos nadando no velho Danubio – www.wienerwildnis.at

Se a ideia é curtir as atrações ao ar livre, vale conhecer o parque Prater, que conta com carrosséis, montanhas russas panorâmicas e, é claro, uma impressionante roda gigante. O Prater Kids Card (para crianças a partir dos 4 anos) e o Prater Family Card (para crianças a partir dos 8 anos) oferecem ótimas alternativas para cada faixa etária, para que todos aproveitem ao máximo sua experiência no parque de diversões.

50577 Family strolling throug Prater © WienTourismus-Paul Bauer

Família passeando no Parque Prater – foto Paul Bauer

Ícone vienense, o lendário hotel Sacher sabe como receber a criançada. O mascote local, batizado de ursinho Franz, se encarrega do boas-vindas, que tem programa especial kids, presentinho fofo, menu infantil no restaurante (que tem a famosa torta Sacher), serviços turn-down para crianças, uma série de serviços de quarto e equipe de babysitters.

50580 Family action at Prater © WienTourismus-Paul Bauer

Família se divertindo no Parque Prater – foto Paul Bauer

A rede de transporte de Viena tem um índice de acessibilidade de 95%, o que garante conforto e segurança. Para usar o sistema, a dica é optar pelo Vienna City Card, completamente reestruturado em abril de 2019, e que oferece acesso ilimitado aos meios de locomoção da capital. Se necessário, o ticket também está disponível na modalidade que inclui o transfer do aeroporto. Para adultos, a tarifa é de 17 euros; crianças e adolescentes de até 15 anos completos podem viajar gratuitamente junto com acompanhantes adultos.

50601 Boating on Old Danube © WienTourismus-Paul Bauer

Andando de barco no velho Danubio – foto Paul Bauer

Bazaar Kids Indica

Ilha do Danúbio – É o lugar ideal para se refrescar nos dias de calor. Com 42 quilômetros de praias de rio, ele é próprio para todo tipo de esporte: você pode praticar natação, skate inline, skateboard (o halfpipe acontece perto da ponte Reichsbrücke), stand-up paddle, vôlei de praia, basquete, futebol, salto em trampolim, canoagem, ciclismo e esqui aquático (www.wakeboardlift.at) ou, ainda, se divertir no parque de escaladas Kletterpark Donauinsel (www.donauinsel-kletterpark.at). A Ilha do Danúbio também é o lugar de destaque para fãs de churrasco – lá estão disponíveis 15 churrasqueiras de acesso pago e outras duas, abertas para uso público (www.donauinsel.wien.at).

Zoológico Tiergarten Schönbrunn – O melhor lugar para se desbravar o maravilhoso mundo dos animais é o zoológico Tiergarten Schönbrunn. Esse antigo ambiente imperial é hoje o lar de mais de 700 espécies de animais – de tamanduás a zebras. O Tiergarten Schönbrunn é um dos poucos zoológicos do mundo que têm pandas gigantes. Quando visitam o parque, as crianças sempre adoram a hora de alimentar os leões marinhos: no momento em que as eles se jogam nas águas em busca dos peixes, não são apenas os animais que se divertem, mas também os visitantes que os assistem.

Casa das Borboletas Schmetterlinghaus – As crianças também podem se maravilhar com centenas de borboletas exóticas voando soltas pelo ambiente tropical da Casa das Borboletas da praça Burggarten. Uma das espécies mais bonitas que você pode ver aqui é a borboleta Morfo Azul, que, com suas asas iluminadas, é o maior espécime do acervo – muito embora seja, na verdade, uma mariposa. Nas primeiras horas de abertura da casa, a sala de exibição projeta uma série de vídeos ininterruptos sobre borboletas. www.schmetterlinghaus.at

Museu de História Natural de Viena (Naturhistorisches Museum Wien) – Esqueletos de dinossauros, minérios fascinantes e animais insólitos: no Museu de História Natural, é impossível não se impressionar, sobretudo nas visitas especiais para crianças, chamadas NHM Kids & Co. (para crianças a partir dos 6 anos). No Mikrotheater, microscópios e câmeras de última geração ajudam a projetar ao vivo na tela do cinema imagens de micro-organismos. As estrelas do espetáculo são animais e plantas que agem com comportamentos inesperados, gerando momentos surpreendentes – todos comentados em tempo real por algum biólogo altamente qualificado. De forma muito mais espontânea e emocionante que em qualquer documentário de natureza, o público descobre aqui alguns dos segredos do mundo microscópico que nos cerca. Com tecnologia de projeção em domo, o Digitales Planetarium leva os visitantes, tanto os pequenos quanto os grandes, a um passeio virtual, porém cientificamente preciso, pelos braços da Via Láctea e pelos anéis de Saturno. Além disso, é apresentada uma enorme seleção de filmes Fulldome sobre temas como astronomia, biologia, pré-história, paleontologia. www.nhm-wien.ac.at

Museu infantil do Palácio Schönbrunn – Ter um palácio enorme à disposição para brincar? Na visita ao museu infantil do palácio Schönbrunn, esse sonho se transforma em realidade. Crianças a partir dos 3 anos podem participar ativamente da exposição, aprendendo de maneira lúdica sobre a vida cotidiana das crianças da família imperial. No final do passeio pelo museu, elas vestem figurinos históricos e se transformam em pequenos príncipes e princesas. Em alguns fins de semana de janeiro e fevereiro, também são organizadas visitas pelas luxuosas salas do palácio Schönbrunn, direcionadas a crianças a partir dos 7 anos. O passeio dura uma hora e tem a seguinte temática: “Imperatriz Maria Theresia e seus filhos”. Uma vez por mês, o palácio Schönbrunn oferece – tanto para crianças quanto para adultos – a oportunidade de se aprender a dançar a quadrilha cortesã, a dança da meia-noite que até hoje representa o ponto alto de qualquer baile vienense. www.kaiserkinder.at

 

Mais informações:

www.wien.info/en/vienna-for/families

Veja também:

Haus der Musik (Casa da Música): www.hausdermusik.com/en

Wiener Staatsoper (Ópera do Estado): www2.wiener-staatsoper.at/en

Kindermuseum Schönbrunn (Museu Infantil Schönbrunn): www.kaiserkinder.at/en

Vienna City Card: www.viennacitycard.at

Prater Card (Ingresso para o parque Prater): pratercard.at/home-en

Hotel Sacher Wien – programação infantil Sacher Kids: www.sacher.com/en/about-sacher/sacher-kids