Por Ana Carolina Soares
Quem diria, um cuidado tão simples pode ajudar a espantar um dos maiores fantasmas do universo masculino: a disfunção erétil. Um estudo realizado pela Universidade de Inonu, na Turquia, aponta que a infestação de bactérias na boca, principalmente na gengiva, pode levar os homens à impotência sexual.
O melhor remédio contra esse perigo? Cientistas e as mães têm praticamente a mesma resposta: escovar os dentes. Ou seja, aqueles cuidados básicos como lavar a boca após as refeições, passar fio dental, e afins, além de tornar qualquer tipo de relacionamento minimamente prazeroso, é fundamental para a saúde sexual também.
A mesma pesquisa completa que homens com inflamação na gengiva têm três vezes mais chances de contrair problemas de ereção, mesmo no início da vida adulta. O estudo foi feito com homens entre 30 e 40 anos. Como resultado, 53% dos analisados que sofriam de impotência sexual também conviviam com inflamação crônica na gengiva, condição também chamada de “periodontite”.
“É importante entender que nem todo homem com periodontite terá impotência sexual, mas não se pode negar que a inflamação aumenta sensivelmente a chance disso acontecer”, afirma o cirurgião dentista Victor Lima.
O especialista ressalta que a periodontite, quando não tratada, também pode gerar outros riscos à saúde, como pneumonia e problemas cardíacos.
Segundo Lima, as bactérias que causam a periodontite entram no organismo pela gengiva. Além de inflamar a área, as bactérias entopem os vasos sanguíneos, o que contribui para o desenvolvimento de outras complicações, como a impotência sexual.
“As bactérias também atacam uma enzima que auxilia os homens a terem a ereção, o que vai ao encontro da disfunção erétil”, esclarece Lima, também fundador do consultório Clínicas VIP.
Para ele, não há segredo quando se trata de prevenção à periodontite e demais problemas de ordem odontológica.
“Saúde bucal é algo para se fazer todos os dias. Portanto, os homens precisam manter a higienização dental adequada”, destaca o especialista. “Por prevenção, também sugiro que visitem o dentista pelo menos uma vez a cada de seis meses” recomenda.
#ficaadica 😉
@anacarolcsoares é jornalista desde 1994, ganhou prêmios e passou por grandes veículos de comunicação, trabalhando como repórter, editora, colunista e PR. É muito feliz também em cursos de tantra, fez mais de dez e até tirou certificado de terapeuta tântrica com Gilson Nakamura em janeiro de 2019, no método Deva Nishok. Dona de cachos assumidos e ama escrever sobre sexo, como a musa Carrie Bradshaw.