Por Fernanda Meneghetti
Nem ponches, nem sangrias. O uso perspicaz de manga, limão e melão causa reviravolta nos balcões mais disputados do País. Veja uma lista nacional de seis endereços para saborear os melhores drinks com frutas:
Elegância frutada
Único brasuca entre os 100 melhores bares do mundo, o Tan Tan sempre investiu em fruta para manter alta a drinkability. Thiago Banãres selecionou cinco ingredientes para dar vida a novas bebidas… Entre eles, duas frutas – a framboesa e o yuzu, o aromático “limão-zinho” asiático. Com a delicada berry, o chef e seu head bartender, Alex Mesquita, desenvolveram o fresquíssimo Harley Quinn (que leva uísque Gold Label, rum, limão-siciliano, licor de pêssego e xarope de damasco) e o elegante Candyshop (com gim e vermute seco).
Tan Tan: Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros, São Paulo
Salada Gastronômica
Vencedor do Campari Bartender Competition 2022, o mixologista Daniel Estevan, do Nosso, é fã de “amarguinho-doce”. Mesmo coquetéis que não levam o aperitivo italiano, costumam exibir essas notas contraditórias e complementares de sabor. Um exemplo é o Cachaça Mecânica, hit da casa que equilibra grapefruit com calda de camomila. Já na nova carta, o Gaspacho Cobbler reúne jerez fino, gaspacho de melão, abacaxi e bitter de laranja. O Sururu Milk Punch ousa com abacaxi, coentro, limão-taiti, rapadura, dendê e bitter de ervas, ao passo que o Tatin Fizz encerra a noitada com gim, suco de maçã, caramelo salgado e limão-siciliano.
Nosso: Rua Maria Quitéria, 91, Ipanema, Rio de Janeiro
Malemolência madura
No bar mais charmoso, do casal de chefs mais prestigiados de Salvador, as frutas conduzem a coquetelaria. Trazem densidade para agradar Fabrício Lemos, despertam memórias afetivas exigidas por Lisiane Arouca. Não à toa, dentre as novas apostas do Gem, vai cajá, maracujá, manga e limão (mais vodca & tequila!) no Alma Latina; jabuticaba e mel de cacau no acachaçado Cacauá; compota de caju, hibisco, vodca, limão, gengibre e dendê no inesperadamente delicado Recôncavo Baiano. No papel parecem improváveis, nas taças um é mais divino e maravilhoso que o outro!
MiniBar Gem: Alameda das Algarobas, 74, Caminho das Árvores, Salvador
Pera lá
Verdade seja dita, Gabriel Santana nunca virou as costas para a fruteira. O primeiro case a lhe render fama e prêmios foi o Moringa (com vodca, licor de goiaba, cordial das cascas e bitter de goiabeira). Desde então, no Santana, Limessy (um milk Punch com ameixa fresca), Melhor da Noite (com bourbon, framboesa, beterraba, limão-taiti e coco) e Banana Daiquiri são igualmente best-sellers.
A mais recente aposta, porém, é o La Poire (com pera, gim infusionado com capim-santo, aguardente de pêra, kefir e rosa). “Sempre gostei de explorar as frutas. A gente está em uma tendência mais para o amargo, mas aqui no Brasil faz todo sentido usá-las. Creio que o verão vai dar uma bela acendida nos coquetéis mais frutados e refrescantes”, arrisca o mixologista.
Santana: Rua Joaquim Antunes, 1026, Pinheiros, São Paulo
Inusitado pomar
Há quatro anos, o SubAstor recorre a ingredientes dos biomas brasileiros para suas criações. No entanto, nunca os bartenders Fabio La Pietra e Alex Sepulchro tinham dado tanta bola às frutas regionais. Focados na Mata Atlântica, eles acabam de lançar dois sours, o Juçara (com o fruto da palmeira juçara, cachaça, pisco, aceto balsâmico e açúcar de coco) e o Butiá (mais cítrico, com gim e notas de puxuri). Passeios mato adentro também inspiraram o Açaí Punch (que leva abacaxi).
SubAstor: Rua Delfina, 163, Vila Madalena, São Paulo
Frutaterapia etílica
A quantidade incontável de gim tônicas que saem de um dos balcões mais concorridos do País, não inibe a criatividade do talentoso Spencer Jr. O mixologista já tem na manga algumas ideias para renovar a carta do Guilhotina. Delas, destacam-se sabores e aromas frutados, como o dos terapêuticos Analgesic (vodca com kinkan, hortelã, melão e limão-siciliano), Medicine (tequila com coco queimado, tokaji dry, campari e pão de ló) e Pill (Jezez Manzanilla, cajuína, tônica caseira e shissô).
Guilhotina: Rua Costa Carvalho, 84, Baixo Pinheiros, São Paulo