
Grande Prêmio de Mônaco em 22 de abril de 1935 nas ruas do Principado de Mônaco em Monte Carlo – Foto: Getty Images
O Grande Prêmio de Mônaco é um dos eventos mais icônicos do calendário mundial. Realizado nas desafiadoras ruas do principado, a prova é sinônimo de glamour, história e adrenalina. Com uma trajetória que antecede a própria criação da Fórmula 1 em 1959, o GP de Mônaco foi organizado pela primeira vez em 1929 e tornou-se uma corrida lendária. Destacando sua importância e charme, confira algumas curiosidades e fatos do GP de Mônaco.
– Usando um Bugatti em 1929, William Grover-Williams foi o primeiro vencedor do Grande Prêmio de Mônaco, superando o favoritismo da Mercedes. O britânico foi executado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
– Foi durante o Grande Prêmio de Mônaco de 1959 que a Ferrari estreou na categoria. No entanto, a vitória foi do piloto Juan Manuel Fangio, deixando Alberto Ascari, da escuderia italiana, fora do pódio.
– Atualmente, Lewis Hamilton é o maior vencedor entre os pilotos ativos, com três vitórias. Ele é seguido por Max Verstappen e Fernando Alonso, ambos com duas vitórias cada.
– Ayrton Senna protagonizou dois momentos emblemáticos durante a corrida, além de suas seis vitórias. Em 1988, o brasileiro liderava a corrida, mas errou na curva antes da entrada do túnel e bateu. Irritado e inconformado, Senna desceu do carro e foi embora a pé para seu apartamento em Mônaco. Outro momento marcante foi quando ele quebrou o protocolo e deu um banho de champanhe no príncipe Rainier ao vencer a competição pela primeira vez.
– Em 1996, Olivier Panis saiu da 14ª posição para conquistar a única vitória de sua carreira na Fórmula 1. Foi uma das maiores mudanças de colocação na história da F1.
– Ayrton Senna é o maior vencedor do GP de Mônaco, com vitórias em 1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993. Rubens Barrichello possui cinco pódios, sendo quatro vezes em segundo lugar. Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet somam três pódios cada um, e Felipe Massa ficou em terceiro lugar duas vezes.

Circuito de Mônaco, 13 de maio de 1956 – Foto: Getty Images
– O empresário do tabaco Antony Noghès foi quem deu a ideia de usar uma bandeira quadriculada ao final das corridas e financiou a primeira edição do GP, em 1929. A última curva do circuito recebeu seu nome como homenagem.
– Até hoje, Louis Chiron foi o único piloto nascido em Mônaco a vencer um GP no principado, em 1931.
– A etapa de Mônaco foi escolhida para promover o filme “Doze Homens e Outro Segredo”. A Jaguar, envolvida na ação, prendeu dois diamantes no bico dos carros dos pilotos Christian Klien e Mark Webber, avaliados em 300 mil dólares cada. Logo na primeira volta, Klien bateu o carro e a joia nunca mais foi encontrada.
– O circuito é um dos mais perigosos do mundo e acontece nas ruas do principado de Mônaco, passando por Monte Carlo e La Condamine. Com túnel, curvas fechadas, retas estreitas e poucas alterações desde 1950, a corrida apresenta ultrapassagens dificílimas, especialmente para os carros modernos, que são maiores.
– O GP de 1933 entrou para a história ao romper a tradição de tirar nomes em papéis para definir a ordem de largada. O Automóvel Clube de Mônaco definiu o grid de largada de acordo com os tempos de volta nos treinos.