Oswald de Andrade, entre seus poemas, brincou com a ideia de, no primeiro contato com os povos nativos do Brasil, os portugueses terem tirado a roupa ao invés de emprestá-las. No contexto modernista, a reflexão em nada tem a ver com o Oeste estadunidense – inspiração para o novo desfile de Pharrell Williams na Louis Vuitton –, mas a reflexão atiça a curiosidade. Quando o assunto são as culturas nativo-americanas, até onde é possível separar, na moda, o que é “original” e o que é “influência”?
Cristóvão Colombo “descobriu” (entre muitíssimas aspas) a América em 1492, bem longe do que hoje chamamos de Estados Unidos. De lá, foram séculos até os colonizadores começarem a querer matar a curiosidade de explorar as terras no “lado esquerdo” do mapa. Devem ter se achado o máximo quando, por ordem do presidente Thomas Jefferson, foram parar no “Velho Oeste” no comecinho dos anos 1800.
Vou resumir o que acharam por lá: planícies e pradarias com areia, cactos, tumbleweeds (aquelas plantas secas que rolam nos filmes antes de um tiroteio) e nativos, descendentes dos primeiros humanos que chegaram ali há 15 mil anos. Tinham culturas ancestrais e rotas comerciais, domavam cavalos, tocavam música, mantinham relações espirituais com a natureza e – para servir o propósito desse texto – cultivavam um senso estético único. É óbvio que foram chamados de selvagens.
Primeiro vieram os cowboys, depois os hippies e, agora, Pharrell Williams. Mas o quão Western é a moda Western, mesmo? Na Louis Vuitton, vieram botas em collab com Timberland, jaquetas de couro, cintos maximalistas, chapéus, franjas, flanelas, chicotes, gravatas ‘bolo’ e estampas vaqueiras – tudo em paletas terrosas. Na trilha sonora, o bang-bang foi substituído por tambores tocados por indígenas ao vivo. Os detalhes mais charmosos? Botões de turquesa, a “pedra da vida” dos nativos americanos.
Para quem acompanha a carreira de Pharrell, há muito de sua personalidade e ousadia entre as novidades da temporada, como os acessórios coloridos e as estampas pixeladas. Fashionistas de plantão, se preparem para viajar com ele para o faroeste!










