
O ator Filipe Bragança interpreta Sidney Magal no filme “Meu Sangue Ferve Por Você” – Foto: Jorge Bispo
Filipe Bragança está na expectativa para a estreia de “Meu Sangue Ferve por Você”, onde ele interpreta o protagonista Sidney Magal. O filme, que chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de maio de 2024, retrata a história de amor real entre Magal e Magali West. Dirigido por Paulo Machline, indicado ao Oscar pelo curta “Uma História de Futebol” (1998), o longa foi exibido pela primeira vez no Festival do Rio em 6 de outubro do ano passado e depois participou da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Para esse papel, Filipe se dedicou intensamente a captar a essência vocal de Magal e a reproduzir suas famosas performances de dança. O ator soube que atingiu seu objetivo quando o próprio Sidney Magal, emocionado após assistir ao filme, comentou que parecia estar se vendo na tela. “Interpretei alguém que está vivo e que muitas pessoas conhecem e têm suas próprias impressões. A responsabilidade é enorme, e a cobrança também. Mas ouvir Magal dizer que se reconheceu em mim foi incrível,” afirmou Filipe. Leia a entrevista na íntegra:

Foto: Reprodução/Instagram @filipe_braganca
Harper’s Bazaar Brasil – Como foi a preparação para interpretar Sidney Magal no cinema?
Filipe Braçança – Foi bastante intensa. Muitas horas de aulas de canto e dança, ensaios para os números musicais e preparação de cena. Isso tudo diariamente durante aproximadamente 1 mês e meio, já que entrei no projeto aos 45 do segundo tempo. Minha sorte é que eu já cantava, trabalhei com teatro musical e tenho uma relação bastante íntima com a música – inclusive, quando fiz o teste para viver Magal, estava filmando “Só Se For Por Amor”, série da Netflix em que eu interpretava um músico. Pra além de tudo isso, tive a minha pesquisa individual, buscando todo e qualquer material sobre Sidney Magal ao meu dispor: entrevistas, vídeos de apresentações e todos os álbuns disponíveis. De maneira que pudesse construir o Magal mais completo e consistente desde cada passo de dança às entonações vocais cantadas e faladas.
HBB – Você sentiu o peso da responsabilidade ao interpretar um personagem que faz parte da cultura nacional? Como foi essa experiência?
FB – Magal é um personagem icônico da nossa cultura musical. Ele existe de maneira muito viva e querida no imaginário de muita gente, e por isso, sim, senti o peso da responsabilidade de interpretá-lo e um friozinho na barriga. Mas não posso deixar que isso afete o meu trabalho, meu objetivo é um só: criar um personagem. Portanto, como disse, me dediquei imensamente a esse estudo. Foi uma experiência maravilhosa! Sempre é. Curioso por natureza, gosto do processo de pesquisa e de conhecer novas pessoas, novas vidas. É muito instigante.

Foto: Reprodução/Instagram @filipe_braganca
HBB – Houve algum momento especial durante as gravações? E algo sobre a vida de Sidney Magal que te surpreendeu?
FB – Vários momentos especiais. Um deles, muito marcante, foi quando finalmente me caracterizei por completo. Peruca, figurino, acessórios. Foi como vestir um traje de super herói. Me senti Magal. Aliás, quando o próprio foi assistir as filmagens pela primeira vez, era uma cena de um show em que eu cantava e dançava, ele veio até mim, emocionado, e disse estar muito feliz por ter assistido ao show de Sidney Magal pela primeira vez. Aliás, o que me surpreendeu no Magal foi o fato de ele ser tão chorão e emocionado. Chora e se emociona sempre!

Filipe Braçança e Sidney Magal – Foto: Reprodução/Instagram @filipe_braganca
HBB – Sidney Magal sempre usou a moda para criar suas performances artísticas. Como foi o envolvimento do figurino no filme? Qual é a sua relação com a moda?
FB – Como eu disse, vestir os figurinos de Magal me davam uma força extremamente necessária para interpretá-lo. Além de deslumbrantes, os figurinos são parte essencial do filme, não apenas por caracterizarem os personagens, mas sobretudo a época em que viviam, 70’s. Por isso, trabalhamos em conjunto. Eu levei várias ideias à equipe de figurino a partir da minha pesquisa. Looks do Magal que trouxessem imponência e personalidade ao personagem. O resultado é muito bonito. Já eu sou bem mais simples que o Magal. Não me visto com tanto brilho e cores vivas como ele, opto por looks mais discretos, mas elegantes também. Isso conversa muito com a minha personalidade.