
Em um momento em que o entretenimento é cada vez mais guiado por algoritmos e métricas digitais, “O Novo Sempre Vem” se destaca ao colocar o ser humano no centro: do processo criativo à singularidade de cada artista, passando pela curadoria e pelas equipes de produção. A série é dedicada a mostrar o frescor e a vitalidade da nova cena musical brasileira, oferecendo visibilidade a diferentes recortes da produção atual.
Produzida pela Trama e apresentada por João Marcello Bôscoli, filho da cantora Elis Regina e do compositor Ronaldo Bôscoli, a série vai ao ar todas as terças-feiras, às 23h30, com reprise aos domingos, às 22h, na TV Cultura. Cada episódio traz sessões de estúdio em alta fidelidade sonora, combinadas a um cuidado visual que valoriza cada detalhe da performance. “Tudo é planejado e executado com uma seleção criteriosa, para garantir que cada episódio seja um retrato fiel do sortimento da música brasileira, feito sob medida para olhos e ouvidos atentos”, ressalta Bôscoli.
A temporada de estreia reúne 64 artistas emergentes de diversas regiões do país, representando uma ampla variedade de estilos. Entre eles estão Cynthia Luz com seu rap majestoso, Benziê e seu pop alto-astral, Vanessa Moreno e sua sofisticação vocal, Zudizilla e seu groove sísmico, Leandro Valentim na viola caipira, Josiel Konrad com jazz proibidão, Siba Puri e o dub original, e Will Santt trazendo uma bossa revisitada.
Com direção de Luciano Cury, cada semana apresenta performances ao vivo com versões inéditas e exclusivas do repertório de cada artista, filmadas em 4K e com áudio multicanal. Após a exibição na TV Cultura, os episódios ficam disponíveis no aplicativo Cultura Play e no canal Trama TV no YouTube, que também oferece cenas de bastidores e conteúdos extras.
Para a vice-presidente da TV Cultura, Beth Carmona, a presença da série na programação é estratégica: “A Cultura é reconhecida pelo tempo dedicado aos artistas e à música brasileira de diferentes épocas e estilos. A parceria com a Trama traz o ‘Novo’, uma série de qualidade, simples e moderna, que valoriza a nova cena musical.”
O patrocínio do Bradesco fortalece o projeto e amplia sua visibilidade, consolidando “O Novo Sempre Vem” como uma plataforma de lançamento para novos talentos da música brasileira. Segundo André Szajman, sócio da Trama junto a Bôscoli, “o programa abre uma nova frente de comunicação, aproximando artistas e músicos do público e ampliando a presença e o alcance da nova música feita hoje no Brasil”.
Desde sua fundação em 1998, a Trama desempenha papel importante no cenário musical nacional, revelando talentos, promovendo lançamentos inovadores e preservando a memória da Música Popular Brasileira. Em 2024, a empresa iniciou uma nova fase focada em resgate, digitalização e restauração de gravações históricas, remasterização de seu acervo, promoção de artistas emergentes e produção de “O Novo Sempre Vem”.

