
Pedro Sampaio em ensaio para o clipe de “Joia Rara” – Foto: Victor Bese
Desde que dominou as paradas com o hit “Sentadão”, em 2019, é difícil encontrar uma festa no Brasil que não toque Pedro Sampaio. Quase cinco anos após ter estourado, ele agora vive a fase mais autêntica de sua carreira. A moda faz parte dessa jornada, que teve influência de sua sexualidade, afirma o cantor e DJ em entrevista à Harper’s Bazaar. “Não é apenas sobre como me visto, mas acredito que, ao assumir publicamente minha bissexualidade, isso muda a minha percepção sobre tudo que me cerca. A moda, meu estilo de vestir, minhas músicas, tudo isso faz parte de quem eu sou, e agora me sinto mais livre para explorar novas formas de expressar minha autenticidade.”
Inspirado por artistas como Bad Bunny e Mahmood, ele costuma apostar em peças mais descontraídas, com influências de streetwear, mas que carreguem informação de moda. Em seus clipes e performances, tem se permitido ousar mais e aproveitar o figurino para contar uma história.
No recém-lançado clipe de “Joia Rara”, em parceria com MC Tato – que tem cenas em um laboratório digno de filme de ficção científica – , ele se inclinou para um mood futurista no figurino e na beleza, chegando a criar um diamante com seu próprio cabelo.
“Eu amo criar histórias para os meus clipes e com esse não foi diferente. Recentemente, eu descobri que é possível transformar cabelo em diamante a partir da extração de carbono dos fios e quis trazer isso para o vídeo”, conta.
Leia a entrevista completa abaixo:
Como a moda ajuda a construir a imagem de Pedro Sampaio nessa fase da carreira?
A moda está ligada diretamente ao meu posicionamento artístico e tem sido uma parte fundamental na construção da minha imagem nesta fase da minha carreira. Além disso, é uma forma de me comunicar também, uma forma de me expressar. Através do meu estilo, consigo transmitir minha personalidade e identidade artística de forma visual, que somada à música e performance no palco, se juntam numa mensagem só.
O que tem de especial e diferente, que mostra nesse novo clipe, que ainda não havia sido compartilhado?
Eu amo criar histórias para os meus clipes e com esse não foi diferente. Recentemente, eu descobri que é possível transformar cabelo em diamante a partir da extração de carbono dos fios e quis trazer isso para o vídeo.
Tem algum look especial para você dessa gravação? Ou alguma história engraçada de bastidores?
Foi um processo bem legal de escolha dos looks. Eu queria trazer uma vibe mais futurista, de laboratório, e o resultado ficou incrível! O que posso adiantar é que foi tudo muito personalizado, tem muito a ver comigo. Quanto às histórias engraçadas de bastidores, tanto o Tato quanto o ballet e o elenco do clipe mergulharam literalmente de cabeça na história, foi uma troca muito boa. É sempre muito bom estar cercado de uma equipe incrível, que acredita e faz acontecer!

Foto: Victor Bese
Nas últimas semanas, muito se falou sobre roupas fluidas, o João Guilherme foi criticado por usar cropped… Você acredita que o fato de ter assumido publicamente a sua bissexualidade mudou a percepção por moda ou seu estilo de vestir?
Não é apenas sobre como me visto, mas acredito que, ao assumir publicamente minha bissexualidade, isso muda a minha percepção sobre tudo que me cerca. A moda, meu estilo de vestir, minhas músicas, tudo isso faz parte de quem eu sou, e agora me sinto mais livre para explorar novas formas de expressar minha autenticidade.
Como o nome da música é “Joia Rara”, você lembra qual foi a primeira joia que conquistou? Vi que você mandou fazer um diamante com seu próprio cabelo, também… De onde veio essa ideia?
Quanto à ideia de criar um diamante com meu próprio cabelo, foi uma forma única de representar minha individualidade e deixar minha marca de uma maneira inusitada.

MC Tato e Pedro Sampaio – Foto: Victor Bese
A moda te ajuda de alguma forma na hora de subir no palco?
Com certeza! A moda me ajuda demais no palco. Eu escolho os figurinos cuidadosamente para que eles não apenas complementem a performance, mas também ajudem a criar uma conexão visual com o público, transmitir a energia da minha música, me dando mais confiança da mensagem que quero passar.
Quais são suas principais inspirações de estilo?
Tenho várias inspirações de estilo. Eu curto muito como artistas como o Bad Bunny e o Mahmood se vestem, admiro a forma como eles conseguem mesclar moda e música. Gosto de me sentir confortável com as minhas escolhas e trazer as tendências do momento pro meu estilo.
Qual é a sua tendência preferida do momento?
Minha tendência preferida do momento é o estilo urbano com influências streetwear. Gosto de misturar peças descontraídas com elementos mais fashions, criando looks que tenham super a ver comigo.
Que peça não pode faltar no seu guarda-roupa? E tem alguma que você se recusa a usar?
O que não pode faltar no meu guarda-roupa são os tênis e óculos, eles são essenciais para complementar o look. Além de conforto, tem que ter um diferencial maneiro, uma parada que faça um efeito “UAU!” (risos)! E não tem muitas peças que me recuso a usar, não, mas não curto uns looks muito formais, muito tradicionais. Se eu precisar de um look mais arrumado, tem que ter uma informação de moda que deixe mais jovem, mais imaginativo.
Alguma coisa que não perguntei e gostaria de acrescentar?
Curtam muito “JOIA RARA”! Eu estou muito contente com essa fase da minha vida e carreira, além disso muito grato pelo apoio dos meus fãs.