
Rodrigo Pitta – Foto: Felipe Gabriel
Pensar fora da caixa, olhar além e, claro, proporcionar o novo: é assim que se faz um dia na vida do diretor e roteirista Rodrigo Pitta, um dos mais influentes e autorais do mercado audiovisual atual. Não é para menos, afinal, Pitta tem no currículo um compilado de bons trabalhos, incluindo a participação no time de diretores do reality show mais popular do Brasil, o Big Brother. Convidado por Boninho – que anunciou recentemente sua saída da Rede Globo após 40 anos de casa – Pitta trouxe seu olhar para a atração em 2023 e trabalhou ao lado de Rodrigo Dourado, que passa a ser o responsável pelo programa mais vigiado do Brasil.
“Trabalhar com gênios é para poucos, e é assim que eu defino o Boninho, pela destreza e inteligência com as quais ele comanda há 25 anos o maior sucesso da TV Brasileira. Foi um convite inusitado e importante”, conta. “Não é uma tarefa fácil, são 73 câmeras, mais de 200 botões de comando nas mesas de switches, e a responsabilidade de comandar ao vivo por 8 horas, um show como o BBB”, relembra e afirma que o programa foi sua ‘pós-graduação’ no show business. Não é para menos…
Nonstop, Rodrigo também tem uma história fonográfica de sucesso. Tudo começou oficialmente em 2001 quando o álbum de seu musical Cazas de Cazuza é lançado pela Som Livre e traz a canção inédita Confessional, letra presenteada por Lucinha Araújo, mãe do cantor, durante os ensaios do musical, transformando Pitta em um dos primeiros e únicos parceiros póstumos de Cazuza. E não para por aí, ele também foi o responsável a criar e dirigir a primeira a tour europeia da cantora Anitta, Made in Brazil Tour, que passou pelo Rock In Rio Lisboa, Royal Albert Hall, em Londres e Le Trianon, em Paris.

Rodrigo Pitta – Foto: Felipe Gabriel
E como foi trabalhar com Anitta nesse projeto tão ambicioso? Pitta não poupa elogios: “Foi maravilhoso! Em 2019 Anitta já era uma estrela internacional e desejávamos traduzir isso em proporções maiores. Assim criei, lendo sua mente genial e inquieta, a “Made in Brazil Tour”, explica. “Ela surgiu de um container gigante vestida de Carmen Miranda by Dolce & Gabbana com mais 27 bailarinos na estreia da tour no Rock in Lisboa, um show para cem mil pessoas que foi considerado uma das maiores performances do festival que trazia no mesmo palco Demi Lovatto e Bruno Mars”, relembra.
São proporções como essas que o levaram a outras potências do entretenimento. Como diretor de criação da agência FIBRA.AG, Pitta criou e dirigiu projetos como as poderosas ativações da Coca-Cola nos festivais ROCK IN RIO 2022 e 2024, e também na edição 2023 do festival THE TOWN – do conceito do espaço ao line-up de atrações tudo acontece sob a direção artística, Rodrigo também esteve à frente da estreia do projeto global Foodmarks da Coca no Brasil, onde Cazuza foi o popstar escolhido para homenagem.
Um de seus trabalhos mais recentes aconteceu entre julho e agosto de 2023 quando foi convidado pela Coca-Cola para dirigir a versão latino-americana da plataforma musical Coke Studio. Pitta dirigiu seis videoclipes entre Los Angeles, Argentina e Brasil featuring estrelas como Jão, BaianaSystem, os mexicanos Danna Paola e Adriel Favela, a argentina Orianna e o peruano Adrian Bello.
“Apesar de já ter dirigido artisticamente shows no Rock in Rio dentro e fora do Brasil, a minha relação com os festivais do grande Mr Medina é bem maior no campo de live marketing, através das criações que fiz para a Coca Cola”, conta. “O Coke Studio é um exemplo perfeito, onde criamos quase um mini festival no espaço, trazendo atrações musicais e ativações especiais nos dias de festival. Então desde o line up até a arquitetura arrojada desses projetos trouxe um pouco do meu estilo nos últimos anos. Adoro misturar arte e marketing, sou um vendedor criativo por natureza”, finaliza.

Rodrigo Pitta – Foto: Felipe Gabriel
Pra completar, o moço ainda foi diretor e roteirista do prêmio “Sim à Igualdade Racial” projeto da TV Globo em parceria com Instituto Identidades do Brasil, que reúne grandes nomes negros da música e da televisão brasileira e tem música como compositor na trilha da novela da Família é Tudo, A canção Scarlett é tema do personagem Plutão interpretado pelo ator Isacque Lopes. Não o perca de vista!