
Foto: Divulgação
Por Eduardo Viveiros
Quando rugirem os motores da Fórmula 1 no grid de largada de Interlagos, neste domingo (09.11), o som da velocidade se encontrará com o silêncio meticuloso do savoir-fare francês. A Louis Vuitton, comemorando sua relação com o mundo dos carros e dos grandes torneios esportivos, desembarca trazendo o Louis Vuitton Trophy Trunk que celebra o Grande Prêmio de São Paulo, já na reta final da competição de automobilismo, que acaba em dezembro.
O baú especial traduz mais de cem anos de know-how em design e foi produzido no histórico ateliê da maison em Asnières, na França. O mesmo lugar em que Georges Vuitton, filho do fundador, criou os primeiros baús automotivos da maison, no final do século 19. Mal imaginava ele que, no 21, a LVMH se tornaria parceira global do circuito — um match que se estende pela próxima década.
Georges foi também o responsável pela criação do “Vuittonite”, revestimento à prova d’água que substituiria o couro na produção dos baús, em busca de maior durabilidade e proteção nas crescentes viagens automobilísticas da época. Hoje, a matéria-prima evoluiu para o clássico canvas da Vuitton, que todo mundo conhece.
No Trophy Trunk paulistano, o icônico Monograma da casa ganha releitura inédita, adornado pelo V — de Vuitton e de Vitória — e pelo diálogo entre as cores nacionais, verde, azul e amarelo, mais o preto e branco que forma o padrão Damier, remetendo à desejada linha de chegada da corrida, promessa de pódio.
Abraçando o troféu da vez com pompa e circunstância, o baú é exibido já no grid de largada como símbolo manifesto da adrenalina da vitória, voltando ao protagonismo no final do páreo. No meio do caminho, o nome Louis Vuitton será exibido de forma gráfica na sinalização da pista do autódromo integrada ao circuito. Do ateliê às curvas, um mix de mundos movidos pela mesma ambição de desafiar limites.









