Foto: Reprodução/WWD

Nesta quinta-feira (22.06), o terceiro dia da semana de moda masculina de Paris continuou levando para a capital francesa o que há de mais elegante e inovador no mundo da moda. Entre as apresentações, a Bazaar seleciona os destaques que precisam estar no seu radar:

Courrèges

A moda encara um momento inédito: novos designers assumem etiquetas históricas, com parcerias que se encerram muito antes do previsto, como o que ocorreu com Ludovic de Saint Sernin e sua única temporada à frente da Ann Demeulemeester. Isso pode gerar um movimento de preservação de códigos, com o receio dominando o olhar que novos artistas têm sobre extensos arquivos. Não é o caso de Nicolas di Felice, à frente da Courrèges há pouco mais de dois anos.

Uma prova disso é o verão 2024 que a marca apresentou, de forma digital, nesta quinta-feira (22.06). Di Felice revisitou a história da marca, ressaltando a modernidade estranha da Courrèges, mas com um toque de sensualidade que é inerente de suas criações. Inspirado no filme “Zabriskie Point”, o designer constrói e destrói as peças ao longo da coleção, como uma horda de modelos ousados enfrentando o deserto.

Homme Plisse Issey Miyake

Issey Miyake foi o responsável por levar cor para o terceiro dia da semana de moda masculina de Paris. Com uma simplicidade elegante, o verão 2023 da marca criou verdadeiros blocos de cores, com silhuetas que brincavam com as possibilidades geométricas da moda. Mas o verdadeiro protagonista da apresentação foi o plissado.

“Para essa coleção chamada ‘Todos os Dias, Único, Agora e no Futuro’, refletimos sobre nossa tecnologia original do plissado para explorar, por meio de um processo de refinamento, o que nos torna quem somos, projetando e fazendo roupas únicas para o cotidiano. Esta tecnologia é a base do design e confecção da marca, em que uma peça é primeiro cortada e costurada e, depois, plissada, o que é diferente da forma convencional de fazer uma peça com tecidos pré-plissados”, afirma a equipe de design da Issey Miyake.

Rick Owens

Para Rick Owens, o preto é uma cor “formal, contida, embora reconhecidamente drama queen”. E realmente, nas mãos do designer, a tonalidade se torna rainha do drama. Com foco nos tecidos e nas construções, a marca reforça as suas características com ares de outro mundo, principalmente quando o assunto são os chamativos ombros.

Para o verão 2024, a principal aposta são as calças, que ganham cintura altíssimas que se abrem ao longo do comprimento, este último também exagerado. Para os fãs das loucurinhas de Owens, nesta temporada, botas ortopédicas se tornam acessórios fashionistas.

Givenchy

O desfile de verão 2024 da Givenchy apresenta opções para diferentes situações da vida – uma mais fashionista que a outra. Da vida no escritório, com alfaiataria e gravatas, a diversos tipos de programação, como caminhadas na floresta, diversos momentos foram representados sob a óptica da marca. Um toque de militarismo estava presente em toda a coleção, das peças mais casuais às mais sociais.

Destaque para os looks mais street, construídos com peças extremamente oversized e baixas, e para os suéteres que ganham grandes buracos com ilhós impressionantes.