Foto: divulgação

Planejar um casamento não é uma tarefa fácil e sem uma definição prévia de budget, os gastos podem ser ainda maiores do que o necessário. O iCasei, plataforma de sites e listas de casamento no Brasil e na América Latina, fez uma pesquisa que aponta que 42,9% dos casais ultrapassaram o valor previsto para o evento, sendo que 58,8% dos respondentes afirmaram que receberam suporte financeiro de familiares ou amigos para o casamento.

A pesquisa “Finanças entre os Noivos”, realizada em agosto pela empresa, traçou o comportamento financeiro dos casais antes e após a cerimônia. De acordo com os entrevistados, 80,3% fizeram um orçamento de gastos para o grande dia, contra 19,7%. Do recorte dos que não fizeram, 61,4% se arrependem de não terem realizado um planejamento.

Entre os casais que ultrapassaram o orçamento, os principais motivos foram: investir em itens que haviam esquecido no início; gastos que não tinham conhecimento do valor; contratações extras; aumento da lista de convidados e pouca pesquisa de fornecedores ou serviços.

“Os entrevistados relataram que a falta de planejamento financeiro afetou a experiência final, já que gostariam de ter colocado mais coisas no evento, além de terem gastado menos. É recomendado ter um planejamento do início ao fim, bem como trabalhar com uma margem de 10% a 30% do orçamento para despesas extras e imprevistos”, explica Diego Magnani, CCO do iCasei.

A pesquisa mostra que ao perguntar se os casais gastaram o que foi planejado, 53,8% disseram que ficaram dentro do valor estipulado.

O pós casamento

Falar sobre as finanças ainda é um tema tabu entre as pessoas e até para os familiares, mas de acordo com o levantamento do iCasei o assunto está mais comum entre os casais. 91,2% dos respondentes já tinham o hábito de conversar sobre os gastos antes do casamento e 94,2% definiram como ficarão as contas e demais despesas após a cerimônia. As contas conjuntas, famosas no passado, estão caindo em desuso entre casais. Na pesquisa, 82,7% não têm conta com o cônjuge e 95,3% afirmam que ambos sabem o salário um do outro.

“É interessante ver como este é um assunto mais transparente entre os casais atualmente. Nós atendemos diversos perfis de noivos aqui no iCasei e nosso objetivo é ajudar aos casais a passarem por esta fase com um planejamento financeiro de fato, evitando muitas surpresas graças a este controle”, explica Magnani.