Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A preparação e organização de um casamento começa com um ponto essencial e que marca a relação de um casal: o noivado. Para marcar essa união, nada melhor do que uma bela aliança, uma joia que se torna símbolo de um momento muito especial. Mas a escolha deste anel nem sempre é tarefa fácil – ainda mais com tantas opções bonitas e diferentes no mercado.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Assim como outros segmentos do mundo da moda, a joalheria também apresenta tendências diferentes em momentos diferentes. Para te ajudar a escolher um anel de noivado perfeito, veja o que vai estar em alta em 2020, segundo alguns especialistas:

Ouro amarelo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ouro amarelo vai voltar com muita força neste ano. Depois de um momento em que o metal foi ignorado pelos futuros noivos – influenciados pela repulsa de Carrie Bradshaw pelo uso do ouro em alianças de noivados -, a tendência pode ser uma das mais elegantes de 2020.

Sustentabilidade

“Em 2020, veremos um movimento em direção a transparência e sustentabilidade em alianças de noivado, já que os millenials mais jovens e os primeiros membros da geração Z se preparam para subir o altar”, diz Vanessa Stofenmacher, fundadora e diretora criativa da Vrai, ao site Brides.com. “Consumidores modernos procuram alinhar seus valores pessoais com as marcas que consomem e a habilidade de contar uma história autêntica sobre onde e como sua aliança foi feita está se tornando cada vez mais importante”.

Peças únicas

Katy Perry e Orlando Bloom - Foto: Reprodução/Instagram/@katyperry
Katy Perry e Orlando Bloom – Foto: Reprodução/Instagram/@katyperry

A maioria dos designers aposta que as futuras noivas buscam alianças cada vez mais pessoais e que vão contra a tradição. Seja no uso de pedras incomuns ou com designes diferentes – como é o caso de Katy Perry, que ganhou uma aliança em formato de flor e com pedra coloridas de Orlando Bloom. Cada vez mais os noivos fogem dos tradicional diamante, dando lugar a outras pedras e, neste momento, as maiores apostas são as esmeraldas e diamantes negros.

Tchau, solitário

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As noivas que ainda preferem alianças com diamante estão abrindo mão dos solitários – típicos em pedidos de noivado – e optando por anéis planos, em que a pedra não fique em destaque. Para dar ainda mais destaque para este tipo de anel, designs incomuns são a maior aposta.

Várias pedras

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Esta tendência foi iniciada por Meghan Markle, que tem uma aliança de noivado com três pedras, e em 2020 vai ficar cada vez mais comuns. Entre os noivos, as opções mais populares são as que tem três ou cinco pedras – diamantes ou outros cristais – que acabam preenchendo a circunferência do dedos.

Lapidação retrô

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Outra maneira de sair do óbvio ao investir em diamantes é optar por uma lapidação mais retrô, como a Asscher Cut, que tem um formato quadrado. Esse tipo de finalização tem ficado mais popular e remete a era do Art Deco, mas que pode ser modernizado com uma base mais simples e delicada.

Leia mais:
26 ideias de vestidos de noiva das passarelas de alta-costura
Elie Saab alta-costura verão 2020: ideias de looks para casamentos
Ralph & Russo: 10 ideias para noivas da passarela de alta-costura