Anne Barge – Foto: Divulgação

De tempos em tempos, a renda volta a conquistar espaço nas passarelas, mas tem uma categoria específica em que ela nunca deixa de ser um clássico: o universo bridal. Por isso, não é nenhuma surpresa que o material seja uma das principais tendências das coleções de verão 2023, mas vale destacar seu twist interessante.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Entre os dias 6 e 8 de abril, Nova York foi tomada por apresentações de conhecidas marcas de vestidos de noiva na retomada de um modelo híbrido da New York Luxury Bridal Fashion Week. Entre desfiles virtuais e compromissos presenciais, as labels anunciaram as principais tendências da temporada e que vão influenciar as escolhas de noivas ao redor do mundo.

Nas principais coleções, a aposta foram modelos criados inteiramente de renda, algo como um all lace. Ao invés de aparecer em detalhes e acabamentos, o material é usado na peça toda, imprimindo o padrão escolhido do tecido em todo o modelo. Ao seguir esta característica, o que define o estilo do vestido é o desenho da renda – pontos como seu tamanho, repetição, cor e, até mesmo, a transparência criada com a existência ou a falta de um forro.

Romance

Morilee By Madeline Gardner e Peter Langner – Fotos: Divulgação

Por ser um material clássico, a renda faz lembrar modelos românticos e clássicos. Quando falamos sobre vestidos feitos inteiramente com este tipo de tecido, esse resultado é conseguido com padrões menores e contínuos. Um bom exemplo são flores pequenas e que se repetem ao longo de todo o modelo. Decotes arredondados, mangas bufantes e saias amplas ajudam a reforçar este estilo.

Moderno

Naeem Khan e Costarellos – Fotos: Divulgação

Mas também é possível conseguir um visual mais moderno e ousado ao optar pelo all lace. Neste caso, as características se opõe ao estilo romântico: flores maiores e com desenhos diferentes ao longo da peça costumam tirar o vestido do lugar comum. Um bom exemplo é o modelo da Anne Barge Bridal que abre esta matéria, que une transparência, gola alta, flores e folhas de diferentes formatos e o detalhe do corset.

Transparência

Lihi Hod e Mira Zwillinger – Fotos: Divulgação

A renda é uma ótima opção para quem quer acrescentar transparência à hora de subir ao altar, mas criar um visual tão ousado. Intercalar a presença e a ausência de forro, deixando os vãos característicos do material em destaque, faz com que apenas partes pontuais fiquem à mostra. O colo e as mangas estão entre os principais lugares para apostar nesta tendência.