Quando os noivos dão início aos preparativos do casamento, é comum que recebam conselhos para que façam algo “com a cara” deles. Mas, na prática, o que isso quer dizer?
A Nós Wedding, que desenvolve identidades visuais únicas para casamentos, trabalha para ser a resposta para essa pergunta. Fundado pela designer Aline Druda, o ateliê se propõe a criar poesias visuais para história de amor. O resultado são designs muito autorais e intimamente ligados à história de cada casal.
Para entender mais sobre como funciona o processo por trás das criações conversamos com Aline. As respostas – e o seu trabalho! – podem ser conferidos abaixo.

Qual a história da Nós? Qual a proposta do trabalho de vocês?

Sempre trabalhei como designer em estúdios e agências, e desde a faculdade me encantei por uma metodologia chamada “design total”. No Omelete Company, pude experimentar isso, desenhando conceitos para grandes eventos como CCXP e Rock in Rio, que abordavam múltiplos elementos, literalmente do guardanapo ao palco.

Quando decidi casar e comecei a planejar o evento, logo me espantei em perceber que o design era pensado de uma forma muito mais simplista nesse meio. O convite quase que resume a experiência completa no tema, e eu sabia que o design tinha poder de ir muito mais além.

Naquela época (meados de 2019) vislumbrei uma oportunidade de mercado, de elaborar uma metodologia inspirada nos grandes eventos e em projetos de branding, retraduzida para conceituar eventos sociais com muita poesia e originalidade.

Nossos projetos se propõem a pensar o conceito do casamento a partir do lifestyle e memória dos noivos. A história que comanda qual estética vamos usar, qual atmosfera vamos propor, e as experiências para os convidados.

O conceito é o coração do projeto, e a identidade estética está a serviço dessa macro ideia para ajudar a contar visualmente o que queremos que os convidados sintam com essa celebração.

Qual o perfil dos casamentos para os quais vocês criam a identidade visual?

Mais que um perfil de casamento existe um perfil de casal. As pessoas com quem trabalhamos são aquelas que querem participar dos detalhes do casamento e sonham com uma experiência não genérica, que traduza quem eles são como casal. Para experimentar um projeto conosco, precisa querer se envolver, pois a metodologia demanda essa interação entre as partes e uma construção conjunta a cada etapa. Acreditamos que conhecer a fundo os nossos casais é a chave de um bom projeto.

Qual o maior desafio de criar identidades únicas para cada casamento?

Repertório e alinhamento de expectativas.
Nós como designers precisamos nos abastecer de uma infinidade de soluções para propor a cada casamento um conceito único. Demanda muito estudo de tendência e mercado.

Nossa abordagem estética espelha muito o formato de um estúdio de design tradicional, que trabalha com vários temas e referências. Buscamos referências em música, livros, filmes, séries, obras de arte e inclusive marcas de consumo. Todo elemento de cultura e visualidade que possa emprestar reportório para contar uma boa história pode e deve ser explorado. Acredito que por esse motivo produzimos casamentos tão plurais, desde uma celebração num rooftop no centro histórico de São Paulo, passando por fazendas coloniais, castelos histórico na Bahia, vinícola no Sul do país, e por aí vai.

A beleza está sempre no desafio em como unir a originalidade que a história dos noivos carrega com o cenário escolhido….Mas nem sempre o que acreditamos ser o caminho ideal para o casamento vai 100% de encontro com as referências originais do casal.

Por isso, alinhar as expectativas com eles sempre é super norteador no processo. Faz parte entender se o casal quer seguir por uma abordagem mais experimental, em que temos liberdade para propor algo mais disruptivo, ou se precisamos ser mais conservadores e dentro de arquétipos mais próximos do esperado para o mercado de casamentos.
Dessa forma entendemos até onde podemos esticar a corda.

Qual o processo antes da criação da identidade?

Antes de sair desenhando qualquer coisa passamos por um processo de imersão. O casal recebe um questionário com perguntas bem profundas para responder. Cada indivíduo responde um pedaço sozinho, e depois o casal se junta para responder sobre sua trajetória, relacionamento e expectativas sobre a celebração. Estas histórias que adoramos conhecer, são o coração do projeto.

Lemos tudo isso no estúdio e desenvolvemos “universos semânticos” que nada mais são que o mapeamento dos assuntos que julgamos interessantes e simbólicos para levar para o casamento.
Depois disso, trazemos uma série de ideias de como traduzir esses universos dentro da experiência do casamento e fazemos juntos com os noivos uma dinâmica de moodbard, onde exploramos variações de casamento ideal dentro das referências e diferentes possibilidades que nosso time seleciona. Assim, conseguimos entender visualmente quais são as preferências do casal para investir na fase de identidade.

Quais dicas você dá para quem está nesse momento dos preparativos do casamento?

Estabeleça prioridades e confie nos seus fornecedores.
Cada casal tem prioridades diferentes. Para alguns é a música, para outros o bar, para outros a identidade.
Invista tempo e recurso nos itens que são importantes para vocês e nos itens que julgam essenciais para a celebração. Isso possibilitará aproveitar a jornada com mais leveza. Provavelmente alguma coisa vai ficar de fora, mas não sofra, a beleza deste dia estão nos detalhes e no quanto da essência de vocês será traduzida.

Você acredita que exista algum “erro” que os casais cometem quando estão no processo de desenvolvimento da identidade visual do casamento?

Não deixar a história guiar as escolhas estéticas.
Num mundo em que existe uma superexposição à imagens e referências, algumas vezes encontramos casais que ficam enraizados em replicar uma imagem e acabam perdendo a chance de criar algo novo por conta dessa fixação extrema. Estejam mais abertos, confiem no processo e na história de vocês. Sei que Design é uma disciplina que em grande parte é intangível, e pode gerar ansiedade no processo não saber exatamente qual será o resultado final. Porém, depois de quase 4 anos de marca e um portifólio de propostas tão plurais, podemos garantir que o jeito de ter um casamento mais autêntico é olhar mais pra dentro e menos para o que no pinterest tem te apresentado.