
Vestido violeta | Foto: Igor Melo/ divulgação
Com ateliers em São Paulo e João Pessoa, a estilista Rebeca Nepomuceno recebe noivas de todo o País que sonham em se casar com suas criações de identidade marcante, minimalista e descomplicada. Agora, ela se prepara para lançar, no dia 7 de novembro, sua nova coleção prêt-à-porter, batizada de Serena.
O lançamento personifica um novo momento da marca, que celebra o amadurecimento explorando os limites do processo de criação. Abaixo, confira uma entrevista com a estilista, que compartilha a nova coleção com a Bazaar Noiva em primeira mão.
O lançamento da coleção Serena marca um novo momento da marca. O que muda? O que permanece?
A coleção Serena é um mergulho mais ousado nas nossas raízes paraibanas. Com 25 vestidos, 2 capas, 2 véus e muitas técnicas manuais variadas, essa coleção, diferente da anterior, explora tecidos e texturas diferentes, como o laser manual, em que criamos padronagens florais para um conjunto de vestido + capa, e estilos também. Ampliamos o leque e criamos famílias de vestidos que permitem as noivas se identificarem de cara com cada núcleo de referências.
Materializamos referências que sempre fizeram parte da atmosfera do atelier em um conjunto coeso e, ao mesmo tempo, diverso. Por sermos um atelier originalmente de peças sob medida, explorar essa diversidade faz parte de quem somos em essência.
Quais foram suas principais referências para essa coleção?
Texturas que representassem sensações, como: caos, euforia, metamorfose, harmonia e ternura. Elementos orgânicos, como a padronagem de um cacto que transformou-se no vestido Palma, que é confeccionado em musselina de seda com intervenções feitas manualmente pelas nossas costureiras. O comportamento dos tecidos em diferentes técnicas também ditou muito as referências visuais e guiou a criação deles.

Vestido palma | Foto: Igor Melo/ divulgação
Alguns tecidos da coleção foram desenvolvidos no próprio ateliê. Como foi esse processo? Quanto tempo levou e quais os principais desafios?
O corpo do vestido Palma tem um tecido que levou 16 horas para desenvolver 40 cm da técnica. A capa e vestido Violeta, que levam a técnica de laser manual, levam em média 21 horas para serem desenvolvidos, e nenhuma peça é igual à anterior, por se tratar de um desenho a mão livre. O desafio do desconhecido é principal. A inquietação de se desprender das expectativas sobre o produto final. Quando você compra um material pronto, existe nele um conhecimento e histórico de como o material se comporta, com as técnicas autorais, vamos descobrindo ao longo do processo. Nosso atelier trabalha com muitas entregas que sempre excedem a nossa capacidade, com o crescimento rápido que tivemos nos últimos anos, um desafio também é equilibrar as entregas com o tempo para mergulhar nas inovações.
Qual é o perfil de noiva para qual a coleção foi pensada?
A partir dessa coleção, temos como objetivo criar para todos os estilos de noiva, da mais minimalista, à mais romântica, passando pela boho e pela dramática. Uma única característica une todos esses estilos aqui dentro, que é: trazemos um novo olhar ao casamento, ao papel da noiva e como ela deve se vestir e se sentir nesse dia. Prezamos sempre pelo conforto e, acima de tudo, pela essência dessa mulher estampada por todo o vestido. Uma mulher vestida de si que se desprende de todas as convenções sociais para viver um momento genuíno.
Entre as famílias de vestidos, temos a Pura, com silhuetas clássicas e românticas; Alma, com silhuetas limpas e minimalistas; Alvoroço, com vestidos com um mix maior de texturas e silhuetas inusitadas; e Bossa, que faz referência ao boho, estilo original do atelier, com silhuetas mais fluidas e texturas que remetem ao natural.
Com quanto tempo de antecedência uma noiva precisa procurar para fazer um vestido da coleção prêt-à-porter? Como é o processo de provas e ajustes?
A coleção de prêt-à-porter pode ser adquirida diretamente pelo site rebecanepomuceno.com, utilizando nossos tamanhos padronizados e a tabela de medidas, e entregamos em todo o Brasil. Também temos a opção de adicionar um pacote de provas ao vestido, para fazer pequenos ajustes e personalizações.
Recomendamos pelo menos 50 dias para a entrega de vestidos em tamanho padrão comprados pelo site, e 5 meses de antecedência para vestidos com o acréscimo do pacote de provas, em que serão feitos os ajustes e personalizações ao longo de 4 provas.