
Luma Costa | Foto: divulgação
Referências quando o assunto é elegância e bom gosto, Adriana Trussardi, diretora criativa da Trousseau, e Luma Costa, diretora artística de tableware, respondem às principais dúvidas das noivas sobre a hora de montar a lista de casamento. Da escolha dos itens essenciais às formas mais elegantes de compartilhá-la com os convidados, elas trazem dicas práticas e insights para transformar o processo em uma experiência leve e pessoal.
Muitas noivas se sentem perdidas na hora de criar a lista de casamentos e seguem “modelos” de sites. Por que vale a pena pensar em outras possibilidades?
AT: Da mesma forma que algumas noivas se sentem perdidas, muitas outras se sentem “presas” nos modelos de lista que encontram disponíveis no mercado. Cada vez mais observamos a vontade dos casais de se envolverem na montagem e escolha desse enxoval, como um ritual que faz parte de se preparar para um novo lar.
A personalização complementa essa experiência e sabemos que é algo que os nossos clientes procuram – por isso, montamos um serviço que esteja alinhado com essas expectativas.
Ainda assim, para aqueles que quiserem assistência na elaboração dessa lista, a Trousseau tem profissionais que podem ajudá-los.

Mesa posta Trousseau Casa Costa | Foto: divulgação
Quais itens não podem faltar em uma lista de casamento?
LC: Itens para mesa posta são, sem dúvida, um dos favoritos da lista – jogo de louças mais especial, talheres e taças estão sempre entre as prioridades dos casais.
A mesa é um dos lugares mais simbólicos da casa, é onde os encontros acontecem e onde o novo núcleo familiar, independentemente de sua estrutura, recepciona amigos e parentes em celebração.
Por isso, alguns itens se tornam realmente indispensáveis. Mas, para quem traz para a nova casa as suas peças de família, por exemplo, vale investir em peças de cama como lençóis, colchas e mantas.
São produtos que vestem um novo lar e também se tornam essenciais para compor um senso de aconchego.
Existe uma fórmula ideal? (Ex: 20% cama / 10% banho / 50% mesa)
AT: Acredito que não exista uma fórmula ideal. Cada casa tem sua própria dinâmica, e o que funciona bem para uma família pode não fazer sentido para outra.
Tudo depende da estrutura do lar, da rotina, do número de pessoas e do estilo de vida de cada um.
O mais importante é pensar na funcionalidade e no bem-estar cotidiano: quantas camas são usadas, se há hóspedes recorrentes, se as toalhas precisam de trocas com maior frequência, ou se a mesa é um ponto central de convivência.
A partir dessas necessidades, é possível equilibrar o enxoval de forma personalizada, prática e harmônica.
Quais os erros mais comuns na hora de preparar a lista de casamento?
LC: Uma lista de casamento sempre reflete as necessidades de um casal, então não existe certo ou errado.
O que costumamos observar é uma dificuldade maior em calcular quantidades – saber quantos jogos de louça ou taças são necessários, por exemplo.
Na Trousseau | Casa Costa, somos da filosofia de que “menos é mais”, no sentido de sempre priorizar boas escolhas acima de variedade.
Escolha peças que transitem bem entre ocasiões mais sofisticadas e o dia a dia, por exemplo. É possível, sim, escolher peças versáteis que funcionem para muitas ocasiões e que possam ser usadas com criatividade. Nossa curadoria é muito voltada para construir um acervo inteligente.
Qualidade também é um guia muito importante – são presentes que você quer que durem para a vida. E isso, na família Trousseau, é uma referência.
Em quantas lojas idealmente é preciso ter lista?
AT: A nossa sugestão é que sempre tentem concentrar no menor número possível de lojas. Dessa forma, o casal consegue montar o seu acervo de forma mais coesa.
A Trousseau possui o enxoval completo para o seu lar em apenas um lugar. A união com a Casa Costa veio justamente por conta disso: para que pudéssemos entregar a solução completa para o nosso cliente, sempre priorizando os nossos padrões de excelência.
Vale lembrar que, dentro de uma mesma loja, é possível (e indicado) escolher opções de presentes que agradam diferentes públicos. Nesse quesito, é mais interessante priorizar a praticidade e o mix de produtos que uma marca possa oferecer.
Como citar a lista de casamento de forma elegante para os convidados?
LC: Eu acho que o segredo é tratar a lista com leveza. Ela existe para facilitar a vida dos convidados.
Gosto da ideia de mencioná-la de forma natural, como um complemento, ao final do texto do convite ou mesmo em um site que reúna todas as informações do casamento, por exemplo.
Essas são as opções mais comuns e amplamente difundidas no mercado.
Quais os itens da Trousseau favoritos das noivas?
AT: A Trousseau há 30 anos é lembrada pelo enxoval de quarto e banho e, agora, com a nova categoria de mesa posta, podemos dizer que oferecemos o enxoval completo para os nossos clientes.
Com a chegada da nossa primeira coleção de tableware, as louças Heritage já se tornaram favoritas.
Desenvolvemos um jogo de porcelana portuguesa muito especial que traz diferentes tons de verde, em duas estampas.
Trouxemos detalhes sofisticados, como bordas com fio de platina, que reforçam a nossa vontade de transformar a mesa no grande palco para ocasiões especiais.
É uma louça feita para receber, mas também para exaltar os momentos íntimos em família.
LC: No fundo, sinto que é até mais do que isso: são as peças que vão guardar as primeiras memórias desse novo lar, nas refeições mais simbólicas ou nos almoços de domingo que virarão tradição sem a gente perceber.
São itens para a vida toda, que poderão ser compartilhados por gerações – isso em todos os segmentos, pois a qualidade é um pilar essencial na Trousseau.