Diante do mar do Rio de Janeiro, Júlia e Daniel se casaram em uma cerimônia que reuniu tradições judaicas e católicas, conduzida de maneira sensível por familiares de ambos os noivos. Este foi apenas um dos muitos momentos que compuseram o que a noiva, PR do Casar.com, descreveu como uma celebração “easy chic”. Abaixo, ela conta um pouco de como foi o processo de organização como uma noiva que, pela natureza de seu trabalho, tinha muitas referências desse universo.
Conte um pouco a sua história com o noivo. Como se conheceram? Há quanto tempo estão juntos?
Apesar de termos feito a mesma faculdade, nós nos conhecemos apenas em nossa última festa como alunos, em dezembro de 2017. Fomos apresentados por uma amiga em comum que fazia parte da equipe de tênis da faculdade junto com o Daniel.
No final de semana do nosso casamento (1 de junho de 2024), completamos 6 anos e meio do dia da festa em que nos conhecemos.
Qual foi o conceito do casamento? O que imaginaram para esse dia?
Nós dois moramos em São Paulo, mas o Daniel é carioca e toda sua família está no Rio de Janeiro. Fazer uma cerimônia durante o dia sempre foi nossa vontade inegociável, então não pensamos duas vezes ao escolher fazer a celebração tendo o Rio como cenário, considerando que teríamos um Destination Wedding de qualquer maneira. Com isso em mente, escolhemos um feriado prolongado para que pudéssemos aproveitar ao máximo.
Queríamos uma festa naturalmente viva, vibrante, rodeada por nossos amigos e familiares, sem conceitos engessados que não fizessem sentido para nós, para podermos nos enxergar em cada detalhe. Por isso, optamos por adaptar algumas tradições: nós dois entramos juntos, o que nos permitiu adiantar algumas fotos antes da cerimônia com as famílias.
Além disso, em nossa cerimônia contamos diferentes rituais conduzidos por familiares, e ambos participaram da quebra do copo (costume judaico), tradicionalmente quebrado apenas pelo noivo. Também decidimos jogar o buquê juntos para todas as convidadas e convidados que quisessem participar do momento.
Como foi o processo de organização? Quanto tempo demorou e quais foram os principais momentos e desafios?
Tivemos um ano e meio de preparativos até o dia da festa. Nossas primeiras buscas foram o local e a equipe de cerimonialista no Rio de Janeiro, pois optamos por contratar apenas profissionais que já atuassem lá. Acredito que o nosso principal desafio foi estarmos seguros de contratações mais difíceis de mensurar o trabalho sem a vivência, diferente daqueles que conseguimos ver pelo Instagram, por exemplo. Nesse momento, a reunião de apresentação é fundamental.
Depois que fechamos com a equipe de cerimonial, conseguimos avançar rapidamente com várias contratações, pois tínhamos claro o conceito que queríamos, o que também nos permitiu buscar proativamente nossas preferências. Assim, tivemos alguns meses “de folga” para curtir a fase com tranquilidade.
Quais foram suas principais referências?
Além dos casamentos de amigos que temos frequentado nessa fase, as principais referências – principalmente de decoração -, foram os casamentos das influenciadoras Anna Fasano, Emily Mariko, Camila Couto, e eventos do buffet da chef Renata Vanzetto. Também buscamos muitas inspirações no Pinterest com o conceito de casamentos na Toscana e Sicília, e adaptamos para o cenário carioca.
Nossa ideia sempre foi uma cerimônia ao ar livre com luz natural e por do sol, aproveitando ao máximo as paisagens já existentes. Para a festa, uma decoração elegante porém sem exageros, para não sobrepor a arquitetura do local.
Conte-nos sobre o vestido.
Apesar de acompanhar as tendências e me interessar pelo tema, investir em um vestido totalmente customizado não era uma prioridade para mim. Sabendo disso, cheguei a visitar um ateliê que estava mais próximo do que imaginava e, dias depois que recebi a proposta, acabei encontrando online um vestido de linho, me apaixonei, e comprei.
Para dar um ar mais festivo, fiz uma customização com a Renata e Bruna Guimarães, da Vasti Atelier, que me acompanharam literalmente até o grande dia. Foram inúmeras provas e ajustes cuidadosos em cada detalhe, e o vestido que inicialmente foi comprado pronto, se tornou algo totalmente personalizado e único. Foi muito especial!
Conte sobre a mesa de doces.
A mesa de doces finos nunca foi uma das nossas prioridades – tanto que até cogitamos eliminá-la da festa, rs. Isso porque só estaríamos dispostos a investir nela caso conversasse totalmente com o conceito da decoração e buffet, que era algo moderno, leve e elegante ao mesmo tempo.
Depois de muita pesquisa e com a ajuda de nossa cerimonialista, conhecemos a Cacaunie, confeitaria artesanal que entregou bom gosto, sabor e autenticidade em uma mesa repleta de bombons variados feitos com ingredientes de produtores locais, e decorada pela Palinka Studio.
O que acha que foram os principais acertos?
O diálogo desde o início foi algo fundamental para estarmos na mesma página sobre a dedicação aos preparativos da festa, pois, assim, pudemos dividir as tarefas ao longo dessa fase. Também não ampliamos demais a busca por fornecedores: uma vez que gostávamos do serviço/profissional e estava dentro do nosso orçamento, seguíamos com a contratação, garantindo a data e não abrindo margem para dúvidas. Contratando com antecedência, também conseguimos boas negociações.
Um momento muito importante da nossa festa foram as danças judaicas que abrem a pista após a cerimônia. Como nem todos os convidados conheciam as tradições, nos preocupamos em explicar a dinâmica em eventos que antecederam a festa (como nossas despedidas e casamento civil), além de designar amigos mais próximos para liderar o momento no dia. Antes da dança, troquei o penteado para um coque e coloquei um tênis, o Daniel tirou o paletó, e distribuímos os chinelos aos convidados para que todos pudessem curtir à vontade. O resultado foi incrível e contagiante!
Para uma festa que exige viagem, priorizar uma região com variedade de hospedagem (para todos os gostos e bolsos) e com fácil local de encontro para os demais dias do feriado também foi um grande acerto.
Por fim, ter escolhido um bom hotel como o local para o Destination Wedding foi um dos pontos altos para nós. Além da praticidade de estar hospedado no local da festa (tanto para nós, como para os convidados), dispensando deslocamentos, a expertise em hospitalidade e a infraestrutura nos passaram segurança durante os preparativos e no próprio dia, garantindo o sucesso do evento.
Ficha técnica
Local e buffet: Grand Hyatt Barra da Tijuca
Vestido: Vasti Atelier
Beleza: Ju Prata
DJ: DJ Vitor Ventura
Bar: Jigger
Foto e vídeo: Maiatos e Jimi Drummond
Decoração: Palinka Studio
Mesa de doces: Cacaunie
Cerimonialista: Ju Leite Cerimonial
Lista de presentes: Casar.com