
Imagem criada para Bazaar Noiva pela Inteligência Artificial | Foto: divulgação
O iCasei, plataformas de casamento no Brasil e na América Latina, anunciou o lançamento a AiCasei, uma inteligência artificial exclusiva voltada para a criação de mensagens de agradecimento aos convidados. Disponível em todos os planos do iCasei, a AiCasei permite personalizar o tom, tamanho e inclusão do nome do convidado na mensagem. Além disso, oferece a opção de finalizar a mensagem com o nome do casal e mencionar o presente recebido. Os noivos podem gerar exemplos no painel de controle, editar as sugestões da AI e criar várias mensagens personalizadas, agilizando o processo de agradecimento.
Para entender melhor a novidade, Bazaar Noiva entrevistou Diego Magnani, CCO do iCasei, que explicou um pouco sobre a tecnologia e qual o futuro dela. Confira abaixo:
De onde veio a ideia de usar o recurso de IA para realizar as respostas de agradecimento aos convites? Vocês percebiam que essa era uma tarefa deixada de lado com frequência?
Nós temos como premissa levar as melhores soluções aos casais e seus convidados. Para isso, colhemos feedbacks, discutimos internamente o que faz sentido e trazemos o cliente para o centro do negócio.
A ideia de incorporar o uso de inteligência artificial para realizar o agradecimento dos presentes e responder às mensagens dos convidados surgiu da nossa percepção de que poderíamos oferecer uma solução para otimizar este processo. Reconhecemos a complexidade associada aos preparativos do evento e entendemos que a IA pode ser uma ferramenta valiosa para tornar essa experiência mais eficiente, sem perder a personalização.
Quantas mensagens vocês calculam que serão geradas por meses ou anos?
Acreditamos que essa novidade vai ser um sucesso entre os casais; por isso, estamos prevendo mais de 500 mil interações ao longo do ano com esse recurso.
Quais são os próximos passos da inteligência artificial de vocês?
Inovar é o que nos move. Isso significa que estamos sempre trabalhando para trazer melhorias e complementos às nossas ferramentas, além de novidades aos nossos clientes.
Em relação aos próximos passos da AiCasei, estamos empolgados em anunciar que planejamos agregá-la a outros recursos para facilitar ainda mais a vida dos casais e seus convidados, proporcionando uma experiência única e personalizada.
Vocês também já adotaram a automatização com os chatbots. Quais eram as principais demandas dos noivos nesse canal?
Sim, adotamos o chatbot, uma novidade implementada há menos de seis meses, e já notamos um impacto positivo significativo. O bot tem sido eficaz na resolução das principais demandas dos casais, abordando questões como dúvidas sobre o funcionamento do site, esclarecimentos sobre a lista de presentes, distinções entre os planos e recursos disponíveis, além de auxiliar os convidados na compra de presentes e confirmação de presença no evento.
Para ilustrar o sucesso da ferramenta, ao comparar o período de agosto a dezembro de 2022 com o mesmo intervalo em 2023 (já com a implementação do chatbot), observamos uma redução de 10% nos chamados abertos. Dentre todos os clientes atendidos pelo bot, impressionantes 43% conseguiram solucionar suas dúvidas sem a necessidade de transferência para um atendimento humano. Estes números evidenciam que estamos no caminho certo ao unir tecnologia e casamento de maneira mais eficiente do que nunca.