Por Renata Busch

A estação mais quente do ano tem cardápio cheio de opções para quem busca um cantinho intimista para apreciar as delícias do verão em clima de romance. Confira o nosso select!

The View

No trigésimo andar do icônico Hotel Nacional, o gastrobar reúne drinques que homenageiam bairros cariocas –  peça o Ipanema, com purê de pitaya –, vista de tirar o fôlego e cardápio irretocável assinado pelo chef italiano Samuele Oliva. No risoto de frutos do mar, o toque refrescante fica por conta do sorbet de alcachofra – sim, gelado! – harmonizando com camarões. O serviço é feito em pratos importados da Turquia – escolha do chef – que mantêm a comida aquecida por mais tempo.

Casa Milà

Com referências catalãs – ideia do sócio Lucas Leal, após uma temporada em Barcelona –, o charmoso restaurante fica no coração de Laranjeiras. Mergulhe na carta de cervejas ou nos geladíssimos vinhos frisantes. Da cozinha do chef Fernando Almeida – que já comandou banquetes para Bill Clinton e Tony Blair – saem delícias como o polvo à espanhola e o badejo de forno com purê de banana da terra, farofa de açaí e vinagrete de feijão fradinho. De jeito algum dispense a sobremesa: mil folhas recheado de brigadeiro de paçoca, doce de leite cremoso e morango flambado.

Shiso

No Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, a casa impressiona os fãs da autêntica culinária japonesa. Sob o comando do chef Willian Tsuchida, o menu à la carte apresenta grande variedade de sushis e sashimis, além de pratos principais com ingredientes fresquíssimos provenientes da pesca artesanal. Explore a carta de saquês.

Varanda Lagoon

Às margens da Lagoa, o complexo gastronômico unifica as operações dos restaurantes Um Gastronomia, Evoo Cucina Italiana, Pato com Laranja e Pata na Brasa. Ou seja, perfeito para o casal com inclinações gastronômicas distintas. Para começar, a dica é provar o sushi de vieiras canadenses, a barriga de salmão e o ceviche de leite de coco, laranja e milho tostado. O risoto de abóbora com cavaquinha – assinado pelo chef e sócio do espaço Pedro Marinho – é imperdível, assim como o assado de tira.