Por Renata Busch

Destino que nunca sai de moda para os casais, Campos do Jordão reúne aconchego, elegância e romance no lado paulista da Serra da Mantiqueira.

Pousada Figueira da Serra (@pousadafigueiradaserra)

A cinco quilômetros do centro da cidade, a pousada está instalada ambientada em um casarão construído há mais de 30 anos e que pertencia à família de um dos sócios. Inaugurada em agosto de 2021 após uma repaginada – o único espaço original mantido foi a sauna seca – a revitalização contou com o trabalho de quase duas dezenas de arquitetos, cada um responsável pela decoração de um dos 18 quartos. O endereço de alto luxo tem piscina, bar ao ar livre, quadras de beach tênis e futevôlei e um farto café da manhã, servido à la carte e elaborado com produtos regionais. Uma dica importante: não deixe de pedir recomendações da concierge sobre as programações nos arredores. Siga também as orientações sobre as melhores rotas, a não ser que você queira levar o dobro do tempo para chegar ao seu destino.

Puriman Restaurante (@purimanrestaurante)

Para propor um relacionamento mais sério ao seu par, o Puriman – restaurante que fica na Pousada Figueira da Serra – pode ser o palco ideal. Testemunhamos os preparativos para um jovem pedir a amada em casamento. Em uma sala reservada, o espaço foi decorado com rosas vermelhas e a sobremesa serviu de apoio para as alianças. Enquanto a moça dizia “sim”, a equipe correu para o quarto para encher a banheira, gelar o espumante e decorar o quarto com fotos do casal.  O restaurante é um ótimo destino para quem quer curtir, em boa companhia, os pratos de alta gastronomia assinados pelo chef João Izaar. Trabalhando com a proposta “quilômetro zero”, ou seja, ingredientes selecionados de produtores da Serra da Mantiqueira, a equipe leva à mesa pratos requintados, saborosos e com apresentação impecável. O menu degustação é servido em nove tempos e guarda surpresas como o mignon de cordeiro com pó de suillus, cogumelo típico da região.

Villa Santa Maria (@vinicolavillasantamaria)

A menos de uma hora de Campos do Jordão, a Vinícola Villa Santa Maria, que fica no Vale do Baú, é uma ótima atração de bate e volta. Ao todo são 90 hectares com jardins, cachoeira, gramados e lago. Há possibilidade de fazer caminhadas, trilhas e piqueniques. A partir da técnica da dupla poda a linha Brandina entra na categoria vinhos de inverno. São produzidas as variedades de uvas Chardonnay, Cabernet Sauvgnon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah e Viognier. O local é perfeito para fazer degustação de vinhos, almoçar ou apenas aproveitar uma tábua de queijos e charcutaria regionais. E como vinho combina com romantismo, o espaço também testemunha pedidos de casamento na sala de guarda dos vinhos.