Por Renata Busch*

Com o dólar em alta, a procura por destinos nacionais que não pesam no bolso dos recém-casados também aumentou. Pernambuco é uma boa opção não só para quem busca sol e mar, mas também para quem quer aproveitar a cultura e a gastronomia regionais. Para hospedagem, o Sheraton Reserva do Paiva (@sheratonreservadopaiva), da rede Marriott, oferece serviços e estrutura cinco estrelas. As instalações incluem dois restaurantes, academia de ginástica 24 horas, o Shine Spa – com cardápio variado de massagens –, além de um Beach Club com acesso direto à praia. A localização privilegiada no Cabo de Santo Agostinho, 30 minutos distante do aeroporto, facilita o deslocamento para as principais atrações. Os tours podem ser contratados com a Pontual Receptivo, operadora que mantém um posto de atendimento exclusivo para hóspedes no lobby do hotel.

Sheraton Reserva do Paiva | FOTO: Divulgação

Cultura

Próxima ao aeroporto de Recife, a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand (@oficinabrennand) reúne as famosas esculturas do ceramista. No Instituto Ricardo Brennand (@irbeventos) o destaque é o museu de armas brancas e a pinacoteca. No coração do Recife antigo, o Paço do Frevo (@pacodofrevo) realiza oficinas e apresentações musicais. Também na região central, o Cais do Sertão (@caisdosertao) envolve o visitante no universo do sertanejo. Para entender o porquê Recife é chamada de “Veneza brasileira”, o passeio de barco Recife e suas pontes (@catamarantours) mostra a cidade a partir do Capibaribe.

Casamento no Instituto Ricardo Brennand | FOTO: Divulgação

Praias

Na Praia das Calhetas o mar é calmo e o acesso é feito por uma pequena estrada. Para aproveitar a Enseada dos Corais, a dica é pegar um buggy no centro histórico do Cabo de Santo Agostinho. Na Praia dos Carneiros, uma parada clássica é a Igreja de São Benedito, famoso cartão postal do local. Outro destino que começa a ganhar evidência é a Ilha de Santo Aleixo, comparada à caribenha Klein Curaçao por também ser deserta e ideal para quem quer curtir um dia de sossego.

Igreja de São Benedito | FOTO: Yan Rissatti

Gastronomia

Em Recife, o Castelus (@castelusrestaurante) apresenta releituras de receitas clássicas com ingredientes da terra. Já o recém-inaugurado Cais Rooftop (@caisrooftop) leva à mesa pratos regionais com toque contemporâneo. Em Olinda, o Oficina do Sabor (@oficinadosaborpe) destaca os frutos do mar e os produtos típicos do sertão, como o jerimum, o queijo coalho e a carne de sol. No Rota do mar (@restauranterotadomar), em frente ao rio Pirapama, o conceito é de slow food, com pratos preparados na hora. Mais ao sul, na Praia dos Carneiros, o Beijupirá (@beijupira) combina ingredientes frescos do mar com frutas. E no Sheraton Reserva do Paiva (@sheratonreservadopaiva), em Cabo de Santo Agostinho, o Reserva, une gastronomia portuguesa e brasileira.

Casamento no Sheraton Reserva do Paiva | FOTO: Bosquinho Lacerda

*A jornalista viajou a convite do Sheraton Reserva do Paiva e teve apoio da Pontual Receptivo