Essa semana, aconteceu o casamento do bilionário armênio Sargis Karapetyan com Salome Kintsurashvili, e obviamente foi uma das uniões mais extravagantes do ano. Prova disso foram as paredes intermináveis de flores, um bolo de nove andares, além de um show de Maroon 5.

Leia mais: A verdade por trás de um famoso ditado de casamento

Apesar de tantas atrações, o que chamou mesmo atenção foi um dos vestidos que a noiva usou durante a celebração (ao todo, foram três): um Elie Saab Alta-Costura, feito sob medida. O longo de mangas compridas com cristais bordados à mão foi acompanhado por uma tiara da Tiffany & Co. – a mesma que a atriz Carey Mulligan usou no longa O Grande Gatsby.

Além disso o que todos obviamente chamou a atenção de todos foi o vestido da noiva. Ela usou um look tradicional armênio de noiva, mas o verdadeiro vestido de conto de fadas foi um Elie Saab Haute Couture feito sob medida. O longo de manga compridas com cristais bordados à mão foi acompanhado por uma tiara da Tiffany & Co., a mesma que a atriz Carey Mulligan usou no longa O Grande Gatsby.

Leia mais: Operação casamento: como perder medidas antes do grande dia

“Milhares de horas são dedicadas a um vestido como esse”, disse ao jornal inglês Telegraph James Lord, fundador e CEO da Quintessantially Atelier, empresa que fornece os acabamentos para criações como essa. “Ele é inteiramente feito à mão, sem máquinas de costura envolvidas no processo. Se existem mil cristais, cada um pode levar alguns minutos para ser costurado”, completou.

Elie Saab Couture é o designer queridinho dos bilionários. No início do ano, a noiva russa Khadija Uzhakhova ganhou as machetes ao usar um vestido da marca que tinha uma cauda de quatro metro de renda Chantily, além detalhes como flores de seda, pérolas, cristais e etc.

“Eu diria que o vestido de Khadija levaria 2 mil a 3 mil horas para ser feito, e pode envolver até 50 pessoas trabalhando nele”, disse Lord.

Quanto ao preço de um vestido de noiva de alta-costura personalizado como estes, ele revela: “O vestido mais caro que eu já ouvi falar foi um Valentino que custou £500,000 (cerca de R$ 2,5 milhões) e foi encomendado por uma noiva russa. Eu normalmente diria que vestidos de alta-costura sob medida feitos por Vivienne Westwood, Elie Saab e Suzie Turner custam em média £100,000 (R$ 490 mil), dependendo do estilo e dos materiais.”

Leia mais: Cinco dicas para escolher o sapato do seu casamento

Realizados apenas duas vezes ao ano (a coleção de inverno e a de verão), os desfiles de alta-costura sempre terminam com a apresentação de um vestido de noiva. A grife britânica Ralph & Russo fechou o seu verão 2016, por exemplo, com uma das mais espetaculares criações para noivas da história. A peça tinha no total 826 metros de tule e 46 metros de organza, além de milhões de micro-pérolas, cristais, pérolas, delicadas flores de organza, pétalas e folhas – tudo bordado à mão. “Somente o bordado desse vestido levou mais de 50 estilistas e 6 mil horas para ser realizado”, disse o CEO da marca, Michael Russo, ao jornal inglês. “Nós incentivamos os clientes a entrarem em contato o mais breve o possível com os pedidos de vestido de noiva, e para outras peças estimamos seis meses para criação.”

Leia mais: Exclusivo: Ralph & Russo conta os planos para o futuro da casa de alta-costura

“Nossas peças de noiva são extremamente complexas e podem demorar mais de 7 mil horas para serem feitas, com até 24 costureiros trabalhando no vestido a qualquer momento”, acrescenta a diretora criativa, Tamara Ralph. “O peso do vestido depende do tecido que a cliente escolher, mas sempre que possível tentamos reduzir isso para que a noiva se sinta confortável ao caminhar. Trabalhamos muito perto de todas as noivas, para ter certeza de que elas saiam completamente felizes e confiantes em seu dia especial”.

Nada mal hein?