Por Cibele Maciet
Barrocas, coloridas, pretas, XXL, cultivadas, de água doce… As pedras se reinventam para compor todos os estilos de noivas, das mais românticas às pop’s.
Louise Damas

Louise Damas | Foto: divulgação
Irmã mais velha da it girl parisiense Jeanne Damas, Louise começou a fazer joias porque não encontrava nada que fosse simples o suficiente para o seu gosto. As suas criações, com linhas puras, começaram a ganhar vida em 2012, a partir de um alicate de bricolagem que ela encontrou em um mercado de pulgas. Quando mostrou o resultado final às amigas, elas imediatamente se encantaram. Desde então, as suas medalhas, argolas e anéis finos de ouro inspirados em heroínas da literatura (Ondine, Carmen e Esmeralda) iluminam os rostos das fashionistas. Os brincos Lise foram feitos à mão e em ouro no ateliê da label em Paris, com pérolas de estanho reciclado misturadas às pérolas de água doce naturais. louisedamas.fr
Alexandra Golovanoff

Foto: divulgação
Uma colaboração très chic: a jet setter parisiense Alexandra Golovanoff uniu-se à icônica joalheria francesa dinh van para criar um colar com múltiplas maneiras de uso, onde a pérola realça o ouro amarelo dos quatro fechos Menottes e permite uma infinidade de combinações: em camadas, como colar longo, em estilo gravata, com um ou mais fechos visíveis. O colar é uma edição limitada de 150 peças numeradas e gravadas com o símbolo de Alexandra, que representa as iniciais de seus filhos Mila e Virgile. dinhvan.com
Hipanema

Hipanema | Foto: divulgação
A marca criada pelas francesas Delphine e Jenny no Rio de Janeiro, em 2012, é sucesso absoluto na Europa. A primeira coleção da dupla, uma linha de oito pulseiras inspiradas nas fitas da Bahia, virou hit nas praias do Mediterrâneo. Para a próxima estação, elas lançam uma delícia de coleção intitulada “White Pearl”, com colares, anéis, brincos e braceletes com pérolas de todos os tamanhos e formatos, perfeita para acumulação e mix and match. hipanema.com
Jupiter

Jupiter | Foto: divulgação
A label de Letizia Bettoni propõe itens eticamente produzidos por artesãos ourives, focando no artesanato e em técnicas sustentáveis. O anel Nuvola Azzurro, feito de prata banhada a ouro, ganha camada de esmalte azul-bebê e incrustação de quatro pérolas de água doce. jupiter.it
Litkovska

Litkovska | Foto: divulgação
A brand ucraniana, integrante do calendário oficial da Paris Fashion Week desde 2017, lançou uma cápsula de joias, intitulada “Spirit”. O destaque é um pingente em forma de cavalo – antigo símbolo eslavo que representa a vida, divindades solares e a conexão entre diferentes mundos. O acessório serve como mensagem estética do passado e lembrete dos destinos entrelaçados e das pontes entre eras, como refletido na cultura popular. A coleção também inclui vários modelos de colares de pérolas. litkovska.com
Marina Figueiredo

Marina Figueiredo | Foto: divulgação
A designer paulistana, baseada em Barcelona há mais de 25 anos, formou- -se em gastronomia, mas acabou migrando para o mundo da moda algum tempo depois por influência da mãe estilista. Amante de arte e adepta de uma abordagem minimalista e atemporal, Marina deu start à marca homônima de joias em 2016. marina-figueiredo.com
Akaila Reid

Akaila Reid | Foto: divulgação
A designer Akaila Johnson lançou sua marca em 2020, inspirada pela avó. Para a primeira coleção, a “Eat Cake” (referência à famosa frase dita por Maria Antonieta, “Let them eat cake!”), o ouro e os tons pastel fazem par com as pérolas. akailareid.com
Sigal

Sigal | Foto: Divulgação
Fundada por Mélissa Setor, a marca traz composições do passado e do presente, reciclando pulseiras de relógio vintage com elementos contemporâneos em prata e ouro. Usando exclusivamente pedras semipreciosas, cada criação tem uma aparência distinta e é produzida em quantidade limitada. O colar Pépita é composto por pérolas cultivadas, espaçadores de cristal e uma madrepérola. sigalparis.com
On Aura Tout Vu x Madonna

On Aura Tout Vu | Foto: divulgação
Fundada pelos designers búlgaros Livia Stoianova e Yassen Samouilov, a grife revelou as peças bold que criou em colaboração com o banco itaú e a rainha do pop madonna. O colar plastron rosé élégance, que reflete o savoir-faire que faz a fama da marca, combina pérolas de tamanhos variados em uma paleta de cores que vai do rosa pó ao marfim, do bege ao off-white. Ornado com 1.013 pendentes de cristal facetado e pérolas de cristal nacarado marfim, cada detalhe foi pensado para idealizar uma peça única. onauratoutvu.com