Angelina Jolie - Foto: Harper's Bazaar US
Angelina Jolie – Foto: Harper’s Bazaar US

Dentes sensíveis podem não ser o assunto que você discute com seus amigos com muita frequência, mas ignorar o problema pode comprometer sua saúde bucal! O dentista de celebridades Richard Marques, muito procurado e conhecido em Hollywood, compartilhou suas dez melhores dicas para cuidar de dentes frágeis. Dê uma olhada na lista completa:

1. Pense em creme dental
Mude para um creme dental que alivie a sensibilidade, peça orientação a seu dentista. Os ingredientes ativos podem bloquear os pequenos orifícios na superfície dos dentes e agir como um escudo, acalmando os nervos expostos.

2. Controle a temperatura
Corte qualquer bebida que seja muito quente ou fria. Temperaturas extremas irão desencadear a sensibilidade, por isso, aposte em alimentos com temperatura ambiente e use água morna ao fazer a higiene bucal.

3. Escovada macia
Certifique-se de que você está usando uma escova de cerdas macias, ou escolha um modelo elétrico. Faça movimentos suaves e circulares. A escovação agressiva pode desgastar o esmalte dos dentes, deixando-os expostos.

4. Dentes que rangem
Outra causa de sensibilidade pode ser o bruxismo, quando a pessoa range os dentes enquanto dorme. Se este for o seu caso, seu dentista poderá colocar um protetor noturno para aliviar o sintoma, o que ajudará a evitar mais danos.

5. Bochechos
Use um enxaguante bucal que seja rico em flúor e que ajude a fortalecer o esmalte dentário, mas que não contenha substâncias químicas agressivas ou abrasivas, incluindo o álcool.

6. Evite alimentos ácidos e açucarados
Tente evitar bebidas e alimentos muito ácidos, como algumas frutas, além de vinagre e álcool. O alto teor de açúcar e a acidez podem causar erosão e danificar o esmalte – ambos são as principais causas de dentes e gengivas sensíveis.

7.  Mude para canudos
Acostume-se a beber com um canudo. Ao fazer isso, o líquido contornará os dentes, dando a você uma chance melhor de evitar danos e sensibilidade.

8. Aguarde antes de escovar
Espere pelo menos meia hora depois de comer ou beber para escovar os dentes. Isso dará ao esmalte a chance de endurecer novamente. Escovar cedo demais pode empurrar os ácidos para regiões mais profundas dos dentes, possibilitando erosão.

9. Clareamento
Espere para fazer tratamentos que clareiam os dentes quando a sensibilidade estiver muito incômoda e desconfortável. Você ainda pode optar por clareadores naturais, como os realizados com óleo de coco.

10. Higiene
Manter uma boa higiene dental é a melhor defesa contra a sensibilidade. Escovar, passar o fio dental e enxaguar bem. Tudo de forma cuidadosa e ao menos duas vezes por dia.  Outra orientação é visitar seu dentista a cada seis meses para fazer um check-up.