por Anna Paula Buchalla

Rosie Huntington Whiteley by Simon Upton para Bazaar Austrália 2013
Rosie Huntington Whiteley by Simon Upton para Bazaar Austrália 2013

Gloss ProFading

O método antidesbotamento e revitalização promete recuperação total em apenas 30 minutos. “Nessa época de muita exposição ao sol, os fios sofrem com a oxidação perdendo a cor e vitalidade. Essa técnica serve justamente para remover os pigmentos indesejados, como tons amarelados e alaranjados, recuperando o tom vibrante e devolvendo a luminosidade aos fios”, explica o hairsrylist Neto Campos, do Studio Tez Spa do Cabelo.

O Gloss ProFading utiliza um produto específico para a remoção dos pigmentos responsáveis por deixar os fios desbotados e sem vida. Depois de lavado, o cabelo passa por um processo termoativo para selar a cutícula e realçar a cor. Indicado para todos os tipos de cabelo com coloração.

 

NanoColágeno

Rodrigo Cintra, hairstylist do Studio W do shopping Iguatemi e co-apresentador do Esquadrão da Moda, aposta no tratamento de reconstrução e nutrição da Olenka Cosméticos: o Nanocolágeno tem tecnologia avançada de penetração nos fios com efeito de rejuvenescimento e máxima hidratação.

 

Todo o processo é feito no próprio lavatório com duração de 15 minutos, dividido em três passos. Para começar, usa-se a mistura de dois produtos, o de reconstrução e nutrição. Detalhe: o tratamento é personalizado já que a dosagem vai depender do estado de cada cabelo. Depois da aplicação, é feita uma massagem capilar de 5 a 10 minutos. Lava-se o cabelo e em seguida é a vez do leave in. Por ser sem enxágue, há a opção de secar e escovar ou deixar ao natural. Rápido e excelente. A durabilidade é de um mês, mas o seu efeito é acumulativo.

 

Cauterização 

Muito mais potente do que uma hidratação, a cauterização, também chamada de queratinização, é uma reestruturação capilar que age de dentro para fora, penetrando do córtex até a cutícula. A indicação é do hairstylist Fabinho Araújo do Criar, que recomenda o procedimento não só para quem ficou exposto ao sol, mas também para quem apresenta cabelo quebradiço, opaco e seco por conta de procedimentos químicos.

A proposta do tratamento é repor vitaminas e proteínas perdidas e recuperar a elasticidade do fio dando adeus à opacidade, ressecamento e pontas duplas. O passo a passo é simples: após lavagem com xampu específico, é aplicado um creme reconstrutor. O calor da chapinha é importante no processo tanto para selar as cutículas quanto na penetração das substâncias na fibra capilar. O aparelho é passado mecha por mecha.

 

Combo Ressurreição Capilar

A dica é do hairstylist Ulisses SJ, do E.A. Creative Salon: segundo ele, a combinação das três principais linhas de tratamento (hidratação + nutrição + reconstrução) ainda é o método mais potente para recuperar um cabelo bastante prejudicado pela ação do sol, sal e cloro.

As hidratações são mais conhecidas e com variáveis para fazer no salão ou em casa. Serve principalmente para devolver emoliência e recuperar a água do fio. O importante é manter uma frequência, a cada 15 dias ou uma vez por semana, principalmente se tiver muita exposição ao sol.

A nutrição é recomendada aos cabelos que perderam substâncias, como lipídios ou proteínas. Normalmente os fios estão ásperos e sem brilho. Dependendo do estado é preciso apostar em processos a cada 15 dias ou uma vez por mês. Já o método de reconstrução é mais forte, levando a um processo mais profundo para recuperar a saúde da fibra capilar com queratina, e combater a quebra, que deixas as pontas finas. Esse é um tratamento mensal.