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Uma dos problemas da vida moderna é, sem dúvida, a insônia. Causada por diverso fatores, o distúrbio do sono acomete cerca de 45% da população mundial, segundo pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. A boa notícia é que há solução! Abaixo, você confere cinco métodos naturais para evitar o mal e garantir uma noite de sono mais tranquila.

1. Suplementos

Stress muitas vezes pode causar desequilíbrio de nutrientes no organismo, especialmente na absorção das vitaminas do complexo B, necessárias na produção de serotonina – substância que contribui para o sono. “Você pode estar precisando de Vitamina B6¨, explica Susan Curtir, diretora da empresa farmacêutica Neal’s Yard Remedies. “A serotonina tem um efeito tranquilizante e ajuda a balancear as oscilações de humor”, acrescenta. Vitamina C e magnésio são outros suplementos que auxiliam na obtenção de uma boa noite de sono.

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2. Ervas

Infusões de ervas são usadas para tratar insônia há milhares de anos. Camomila e lavanda são as mais comuns. Elas também são eficazes em forma de óleos,  pois ajudam no alívio da tensão, stress e ansiedade.

3. Óleos essenciais

“Óleos exercem efeitos poderosos nas nossas mentes”, diz Susan. Algumas gotas podem ser colocadas no travesseiro ou vaporizadas no ar para garantir uma boa noite de sono. Lavanda, neroli e bergamota são alguns dos mais efetivos sedativos e ainda contam com funções anti-depressivas.

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4. Dieta

Muitas pessoas relatam sentir um boost de energia no meio da noite, o que pode estar relacionado a uma dieta não balanceada. “Remova chocolate, estimulantes, cigarros e álcool da sua rotina, pois eles são “estimulantes” para o corpo e cortam o sono”, revela Susan. “Eles deixam a digestão pesada e isso pode afetar sua noite. Prefira refeições leves no fim do dia”, adiciona.

5. Lifestyle

Muitas vezes acabamos levando os nossos feeds de notícia para a cama, checando incessantemente nossas redes sociais e e-mail antes de dormir. A exposição à luz emitida pelos celulares interrompe o nosso sono. Meditação e exercícios respiratórios podem trazer benefícios para a hora de dormir.

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