Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A primavera já começou com muitos alimentos que podem entrar no seu cardápio. Pensando nisso, a nutricionista Aryane Emerick, do aplicativo Smart Fit Nutri,se para algumas frutas e vegetais da safra que, além de saudáveis, ajudam em uma alimentação mais equilibrada e leve.

“Com a pandemia, as emoções são muitas e todos os sentimentos ficam à flor da pele. Esse processo acaba refletindo na alimentação e o que acontece é que as pessoas acabam descontando na comida”, explica a nutricionista.

Anote 8 dicas de alimentos da primavera para incluir na alimentação:

Batata doce

Excelente fonte de carboidrato e que também ajuda na geração de energia, saciedade e ganho de massa muscular.

Moyashi

Conhecido como broto de feijão, o alimento germinado possui muitos nutrientes. É uma excelente fonte de proteína vegetal e ainda tem vitamina A, C e K, importante para imunidade, coagulação sanguínea e saúde de maneira geral.

Beterraba

Contém nitrato que auxilia na melhora da performance nos exercícios, tem boa quantidade de zinco que auxilia na imunidade e vitamina A, importante para visão.

Ervilha

Boa fonte de proteína vegetal e de fibras, favorecendo a saciedade nas refeições.

Abacaxi pérola

É uma excelente fonte de vitamina C e ajuda a melhorar a imunidade. Contém também bromelina, substância que auxilia na digestão (e dá pra aproveitar inclusive a casca).

Laranja lima e acerola

Essas duas são ótimas fontes de vitamina C, melhorando a imunidade e a saúde da pele. Além disso, essa vitamina evita o envelhecimento precoce e ajuda na produção do colágeno. Uma boa dica é comprar a acerola agora na safra e congelar para usar ao longo das semanas.

Kiwi

Carrega alto teor de vitamina C, e também é rica em fibras que ajudam no funcionamento do intestino, além de ter fitomelatonina, substância que auxilia na melhora da qualidade do sono.

Brócolis, couve e espinafre

Vegetais verdes escuros são ricos em cálcio e ferro, portanto, são importantes para saúde óssea, contração muscular e metabolismo.