A atriz Jennifer Lawrence tem 30 anos – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Para muitas mulheres, os 40 anos são um ponto de partida para começar a manter os hábitos de cuidados com a pele, afinal, é nesta fase que as primeiras alterações começam dar sinais. É importante destacar que essas mudanças são, na verdade, reflexo do comportamento no passado, em que muitas negligenciam a rotina de skincare.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Ao longo dos anos, percebemos algumas mudanças no nosso rosto e corpo e, por isso, é necessário adequar os cuidados que temos com ele de acordo com cada fase da vida. “Aos 40 anos, a pele já apresenta alguns sinais da idade como, rugas, pés de galinha, bigode chinês e manchas”, conta Karla Lessa, médica e proprietária do Instituto Lessa.

Com a perda de colágeno e da elastina, a pele tende a perder firmeza, tônus e existem também alterações no nível de hidratação. “Nesta fase, além de combater o envelhecimento mais profundo, é importante investir em produtos para rejuvenescimento como, o creme anti-rugas, que estimula a formação de colágeno e corrige as marcas mais evidentes”, revela a médica.

Ao tomar medidas precoces, você pode ter um impacto significativo na saúde futura da sua pele. Seguir uma rotina básica de cuidados com a pele desde a adolescência até a vida adulta, irá ajudar na prevenção e na proteção da sua cútis.

Segundo a doutora Karla, esses cuidados devem ser feitos além da pele do rosto, mas também com atenção para o pescoço, colo e mãos. A médica lista 8 dicas fundamentais que toda mulher deve usar antes de completar 40 anos, evitando o envelhecimento precoce.

1. O primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete específico: para limpar e purificar a pele sem a deixar ressecada (levando em conta cada tipo de pele).

2. Use esfoliantes faciais: eles ajudam a eliminar as impurezas da pele e resíduos, além de ajudar a manter os poros fechadinhos.

3. Hidrate: mesmo a pele oleosa deve ser hidratada, com atenção especial a região do pescoço e colo. Dê preferência a dermocosméticos associados às substâncias antioxidantes, agentes tensores e clareadores.

4. Antioxidantes: na pele, os antioxidantes combatem os radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento. Seu uso deixa a pele mais rica em colágeno, com uma estrutura mais firme, mais uniforme e organizada em termo de estrutura e rejuvenescimento. Eles podem ser usados de manhã ou à noite, mas o ideal é que seja aplicado durante o dia, pois potencializará a ação do protetor solar contra os raios UV.

5. Protetor solar: nunca/jamais esqueça o filtro solar!

6. Ácido específico: enquanto descansamos, a circulação do sangue aumenta e os ativos presentes nos cosméticos que usamos são absorvidos mais rápido. Por isso, também que durante a noite, usamos produtos mais potentes, com maior concentração – eles ajudam a acelerar esta renovação das células (que naturalmente acontecem durante o sono).

7. Água micelar é um item de grande importância na rotina skincare. Ela pode ser usada como demaquilante diário e deve ser o primeiro produto a entrar em ação na hora da limpeza do rosto.

8. Beleza de dentro para fora: nutracêuticos com ação antioxidante também são indicados. Converse com o seu dermatologista sobre as melhores substâncias para você.