Por Anna Paula Buchalla 

Foto: Ace Amir
Foto: Ace Amir

O MOOD BRILHANTE e metalizado voltou à cena, como se viu nos desfiles da última temporada, no País e nas passarelas internacionais. Nuances de ouro, bronze e vermelho dão o toque luminoso a têmporas, olhos e bocas. A ordem agora é ostentar, ou seja, fazer desses tons os protagonistas absolutos, sem medo de errar. Bazaar consultou três maquiadores sobre a melhor forma de aderir à tendência, sem os mimimis de “isso pode, isso não!”:

Quem pode usar. “Todas as pessoas podem e devem usar, não tem nenhuma contraindicação”, ensina Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. Para Fabinho Araújo, beauty artist do salão Criar, “nas mais novas fica moderno. Naquelas com mais idade, indico mais as sombras do que a boca metálica, já que os lábios podem ficar com as linhas evidentes, o que não é bonito”.

Como usar sem exageros. Segundo Fabi Gomes, nas regiões do rosto onde temos a pele mais fina, principalmente as mais maduras, é muito importante prestar atenção à textura do produto e não carregar demais na quantidade. “Pode ser um produto cremoso com fundo metálico, já que a possibilidade de marcar é menor.” Juliana Rakoza, makeup artist da Maybelline NY Brasil, considera usar o brilho em vários focos. “Você pode usar o metálico como iluminador, no alto das têmporas, ao mesmo tempo em que usa um batom metálico. Ou uma boca mais escura e um metálico mais claro nos olhos. Dá também para criar outras texturas. Metálico nos olhos e matte nos lábios, por exemplo”, diz.

Olhos e boca metálicos ao mesmo tempo? “O ideal é escolher. Se optar pela boca, o olho tem de ser natural, discreto, e vice-versa”, ensina Fabinho. “Quando se fala de uma maquiagem que tenha um ponto de destaque, que nesse caso é o brilho metálico, acho interessante manter esse efeito como se fosse algo precioso mesmo, deixar esse efeito brilhar sozinho, mantendo-o em uma só região do rosto, mais elegante. Mas claro, nada impede, pra quem quer ousar no metálico, usar nos olhos e na boca. Pra quem é mais discreto eu indico manter em uma só região mesmo”, é a dica de Fabi Gomes.

Dica de cores neste inverno. “Para quem não está muito 96 HARPER’S BAZAAR | JUNHO_JULHO 2017 acostumada com o efeito metálico ainda, o bacana é usar cores que sejam encontradas no próprio tom da pele, como marrom, bege e nude, com o brilho metálico, que não necessariamente chamam atenção para a cor”, diz Fabi Gomes, da M.A.C. Para Ju Rakoza, nos lábios vale desde o marrom e o vinho até o azul metálico. Nos olhos, a receita são os tons terrosos metalizados. “Pode ser um tom mais marrom metalizado nos olhos com uma boca matte e metálica ao mesmo tempo. É hit”.

Foto: Ace Amir
Foto: Ace Amir

Como preparar um make metalizado. “Fica interessante trabalhar a pele com um acabamento semiopaco ou, se optar por fazer a iluminação, mantê-la bem concentrada em regiões específicas como, por exemplo, no topo da maçã do rosto. Para esse make metalizado ficar oxigenado e atual, com uma pegada fresca, é muito importante que a pele seja leve. Uma pele pesada pode dar uma outra leitura para esse olho ou boca metalizada”, conta Fabi. Ju Rakoza recomenda a técnica do strobbing. “Use um hidratante iluminador no alto das têmporas ou iluminador líquido por baixo. Aplique a base e, em seguida, um iluminador metálico cremoso e um iluminador em pó metálico.”

Como aplicar batons e sombras para valorizar o efeito do brilho. “Se usar um batom matte metálico, pode aplicar gloss por cima, para dar um efeito de brilho. Nas sombras, você pode usar aquelas com textura molhada ou um fixador de sombras, que ajuda a conferir brilho. Mas cuidado para não exagerar, pois pode criar uma película e isso será desconfortável quando abrir e fechar os olhos. Pode ainda formar vincos, deixando a sombra marcada”, lembra o maquiador Fabinho. “Nos olhos, vale sempre aplicar um primer para deixar a cor e o brilho mais intensos. Também é legal aplicar várias camadas da sombra metalizada até ela aderir bem”, recomenda Juliana Rakoza. “Na boca, é bom estar com os lábios hidratados, para não deixar as linhas marcadas, ou aplicar o primer para deixá-la mais lisa. É que, apesar de os metálicos serem mais cremosos, estamos vendo uma onda de metálicos matte. A dica é aplicar várias camadas de batom no centro, para a cor ficar bem forte e intensa.” A regra é clara: use com bom senso, mas sem moderação.

BELEZA: CHRISTYNA KAY
CABELO: YIANNI TSAPATORI
STYLING: JAHULIE ELIZALDE
TRATAMENTO DE IMAGEM: BRUNO LENARDUCCI