Ainda que muitas celebridades tenham se lançado rumo aos cortes bob, midi e às mil versões do shaggy, outras muitas permanecem fiéis aos cabelos longos – e, para essas, quanto maiores e mais volumosos os fios, melhor. As Angels da Victoria’s Secret, por exemplo, vivem desfilando suas extensões capilares por toda a passarela – e fora delas também. Ariana Grande, Gigi Hadid, Jourdan Dunn e Natasha Poly também são adeptas do look à la Rapunzel.

Estes apliques, graças à evolução do mercado, já não são mais o que eram décadas atrás; são feitos com cabelo natural e têm sistema de fixação pensado para danificar o mínimo possível a sua estrutura.

Leia mais: #beautybazaar: sobrancelhas grossas e naturais estão em alta

Quer entrar na onda e seguir o exemplo delas? Nós damos as dicas de como tirar o melhor de sua extensão, para maximizar o retorno sobre o investimento. Confira:

1 – Fique atenta:

Cabelos finos não são adequados para o procedimento. Como ele são frágeis, acabarão quebrando com o peso da extensão.

Leia mais: Em Cannes, Kristen Stewart fala sobre o novo visual platinado

2 – Fios couture:

Talvez você não saiba, mas, há mais de 40 anos, de olho na moda do início dos anos 1970, a Balmain inaugurou um atelier voltado para cabelos e perucas, a Balmain Hair Couture. Pierre Balmain desejava boas peças para completar os looks de sua criação, e, junto com Dick Guliker, um talentoso produtor de postiços, fundou a oficina em 1974.

As perucas Balmain  são de alta qualidade, exigem os mesmos níveis de cuidado e atenção que os desenhos de moda da empresa. Os serviços do atelier, localizado no número 13 da rue Royale, em Paris, são personalizados e exclusivos, feitos pelas mãos do hair designer Nabil Harlow. Para o desenvolvimento das extensões personalizadas e perucas, são utilizados fios naturais, que passam por um extenso processos de seleção. O projeto de textura e tingimento delas é sempre feito pelas mãos de artesãos ultra-especializados, que seguem as instruções de Harlow.

Leia mais: No shoes! Atrizes vão descalça ao Festival de Cannes 2016

3 – Em busca do volume perdido:

Os especialistas sabem que, por mais que o estilo de Ariana Grande esteja em alta, as extensões devem ser utilizadas, sobretudo, para dar volume. Uma vez que a massa e a espessura estejam compatíveis, você terá conquistai o visual perfeito.

Leia mais: A ordem agora é: quanto mais natural, melhor!

4 – Cuidados básicos:

Quando o aplique for colocado em versão permanente, deve-se fazer isso com um profissional qualificado, que saiba tomar os cuidados necessários para não estragar o seu próprio cabelo. Ele devem ser aplicado cerca de três centímetros abaixo da raiz natural. Também é necessário retornar ao salão com a freqüência indicada pelo expert, para que as mechas durem o máximo de tempo possível, com a melhor aparência possível.

Escove suavemente. Embora o cabelo seja natural, ele não está “vivo”, não tem as vitaminas e aminoácidos que os nossos fios verdadeiros têm.

Mantenha-o sempre bem hidratado, isso irá protegê-lo e evitar que se quebre. Use sempre shampoo e condicionador hidratante, mas na quantidade certa – o excesso de máscara ou condicionador faz com que as madeixas pesem. Para apliques, produtos nutricionais são indispensáveis.

Leia mais: Dossiê da representatividade: as campanhas de primavera/verão 2016 em números

Mantenha os fios sempre limpos. Suor e excesso de gordura causam nós difíceis de serem desfeitos. É importante sempre desembaraçar antes de lavar.

Proteja-o do calor. Sob o sol, use filtro solar capilar; antes de usar o secador, chapinha ou modelador, use um bom protetor térmico. As extensões podem estragar facilmente se forem expostas a uma mudança brusca de temperatura.

É possível cortar as extensões? Sim. Por mais que você cuide delas, as pontas acabarão estragando. Como seu cabelo natural cresce um centímetro por mês, cerca de um centímetro pode ser cortado a cada seis semanas, por exemplo.

Leia mais: Incrível em qualquer idade: Luiza Brunet, 50 anos

Em tempo: já nos segue nas redes sociais? Instagram (@BazaarBR) e Facebook (@BazaarBR)