Ácido ferúlico: o ingrediente que auxilia na busca por uma pele mais brilhante e saudável
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Alguns agressores externos, como poluição e raios ultravioleta, podem gerar  hiperpigmentação – as famosas manchas -, linhas finas e outras mudanças na aparência da pele ao longo do tempo. Sabemos que os antioxidantes podem ajudar a combater estes sintomas, mas há outras opções além das tradicionais vitaminas CE, que funcionam como proteção para estes fatores.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Há um potente componente que tem ganhado cada vez mais espaço nas rotinas de skincare: o ácido ferúlico, substância fenólica natural, com propriedades reparadoras e antioxidantes – responsáveis por combater os radicais livres.

“Essas moléculas altamente reativas, na pele, podem provocar danos celulares favorecendo o envelhecimento precoce, com aparecimento de rugas, flacidez da pele, manchas e perda de luminosidade, além do câncer de pele. Nosso organismo já conta cum um sistema antioxidante endógeno, mas, por causa de um processo metabólico, nosso corpo produz mais radicais livres quando exposto aos raios UVA, UVB, poluição e outros hábitos não saudáveis. O organismo não dá conta do recado e é por isso que precisamos usar esses ativos”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff.

Os benefícios do ácido ferúlico

“O ácido ferúlico é uma substância aprovada como filtro solar no Japão, podendo ser utilizado em protetores solar ou produtos de combate aos efeito nocivos dos raios UV. Dados científicos mostraram que a aplicação tópica dessa substância inibe a formação do eritema (vermelhidão) provocado pela exposição da pele aos raios UVB. Como antioxidante, o ácido ferúlico fornce hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, relacionados ao envelhecimento das células”, afirma a dermatologista Claudia Marçal.

Mas atenção: a médica reforça que mesmo com este poder protetor, é fundamental o uso do filtro solar com FPS de no mínimo 30 após o uso de creme antioxidante para evitar os danos da radiação solar.

Isabel Piatti, especialista em estética e cosmetologia e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita acrescenta que o ácido ferúlico também é capaz de inibir a formação de melanina. Além disso, ele é muito bem-vindo em fórmulas com vitamina C. “Esse componente tem a capacidade de estabilizar em até 90% a vitamina C pura”, acrescenta a dra. Claudia.

Onde encontrar?

Sempre rapidamente adaptável às tendências mais atuais, o mercado de beleza já oferece produtos que contam com esse componente em suas fórmulas. A Bazaar selecionou algumas opções para ter no radar, mas lembre-se: é essencial consultar um médico antes de inserir qualquer produto ou componente à sua rotina de cuidados.

Ácido ferúlico: o ingrediente que auxilia na busca por uma pele mais brilhante e saudável
Fotos: Divulgação

1. Vitamina C, Creamy
2. Concentrado Vitamina C 20, Adcos
3. C E Ferulic, SkinCeuticals
4. Sérum Antiox, Buona Vita