Ácidos no inverno: saiba quais usar na pele nesta estação

Dermatologista Karla Assed indica os top 5 da temporada

by redação bazaar
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A temporada das temperaturas mais baixas já começou e com ela certos tratamentos de beleza são mais procurados. Produtos como os ácidos voltam com tudo à rotina das mulheres. “A grande vantagem da estação é que, por termos menos sol e o tempo ser menos abafado, podemos fazer mais procedimento invasivo como lasers mais profundos e usar ácidos mais fortes, correndo menos risco de manchar a pele”, conta Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Os ácidos mais indicados para essa época são: o retinóico, derivado da vitamina A, é largamente utilizado, tanto em peelings quando em cremes noturno e é um dos mais potentes rejuvenescedores; e o ácido glicólico, extraído da cana de açúcar, promove esfoliação e acelera a renovação celular.

1. Ferúlico – Antioxidante de origem vegetal, previne contra o envelhecimento precoce, protege contra o estresse oxidativo dos raios UV, estimula a síntese de colágeno e corrige rugas e manchas.

2. Retinóico – Indicado para acne, comedões e fotoenvelhecimento. Pode ser combinado com peelings de cristal ou de diamante e com a luz intensa pulsada, que multiplica seu efeito despigmentante.

3. Azelaico – Tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, muito usado em tratamentos contra acne, tem também ação despigmentante, indicado nos tratamentos de manchas.

4. Salicílico – Com ação queratolítica, pode ser usado como coadjuvante no tratamento da acne e dermatite seborreica.

5. Glicólico – Indicado para tratamento do fotoenvelhecimento, acne e estrias. Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 20% ou utilizado no consultório para peelings químicos.

Leia mais:
Óleo de melaleuca: conheça os benefícios do composto que reina no skincare
Alexa Chung divide seus segredos de beleza
Brooklin Decker revela como cuida da pele à noite
Três marcas veganas do universo beauté que você precisa conhecer