Alimentação correta combate a ansiedade

Veja as dicas da nutricionista Catia Ruthner, do W Estética & Spa

by redação bazaar
Foto: Harper's Bazaar China

Foto: Harper’s Bazaar China

Ansiedade é um transtorno que precisa ser cuidado, mas não é apenas por meio de medicação que se combate o problema. Segundo a nutricionista Catia Ruthner, do W Estética & Spa, alimentos também auxiliam nesta tarefa.

“Alimentos ricos em vitamina C diminuem a secreção de cortisol, o hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade. O consumo de alimentos que contém vitamina C promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar”, conta a expert. Então, trate de incluir frutas como laranja, acerola, limão e kiwi na sua dieta.

Alimentos ricos em triptofano também reduzem os sintomas da ansiedade. “Este aminoácido aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. A recomendação que sugiro são duas porções ao dia de alimentos ricos em triptofano”, conta Catia, enumerado carne de aves, ovos, queijo, oleaginosas, peixes, ervilhas e banana como ótimas opções.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Inclua também o ômega-3 no cardápio com atum, salmão, sardinha, linhaça e chia. “Eles são ricos em EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro”, afirma.

Os alimentos ricos em complexo B também são essenciais. Aposte em feijão, leite, ovos, iogurte, arroz integral, aveia, vegetais verde escuro, banana e fígado. “As vitaminas do complexo B, em especial B6, B12 e ácido fólico são muito importantes para o sistema nervoso, participando da produção de serotonina”, complementa a nutricionista.

Para finalizar, passe a consumir cereais integrais, ricos em magnésio. “Eles melhoram a qualidade do sono e a circulação sanguínea, estimulando o bem-estar”.

E o que devemos evitar? “Açúcar e doces em geral, bebidas alcoólicas e outras como refrigerantes e sucos industrializados, farinhas refinadas (bolos, pães e biscoitos) e alimentos com alto teor de gordura de má qualidade, como fast-food”, diz.

Leia mais:
Cosméticos probióticos prometem uma pele linda e saudável
Isabeli Fontana fala sobre emagrecer: “quero limpar o organismo”
Acabe com a insônia com ótimas dicas para uma noite de sono