Foto: reprodução/Harper's Bazaar US
Foto: reprodução/Harper’s Bazaar US

Por Sea Buckthorn, da Harper’s Bazaar US

Uma dieta rica em betacaroteno, vitamina C e ômega 7 é essencial para manter os fios impecáveis. “Também é importante ingerir alguns ácidos graxos, que mantém o cabelo brilhante”, diz Lauren Slayton, especialista e fundadora da empresa Foodtrainers, de Nova York. Confira uma lista de oito alimentos para adotar já:

Moluscos e ostras
“O zinco é um mineral importante para o crescimento do cabelo”, diz Deborah Enos, nutricionista de Nova York. “Se o seu corpo sente falta do zinco, os fios podem até cair.” Se você não gosta de frutos do mar, pode optar por pasta de amendoim, queijo, sementes e nozes.

Mamão e pimenta
“Os dois alimentos tem vitamina C e ajudam a aumentar a produção de colágeno”, conta Lauren. Ela recomenda pelo menos duas porções de alimentos com vitamina C consumidos diariamente. Uma delas pode ser em forma de frutas, como limão e laranja.

Amendoim
“É uma das principais fontes de uma forma de vitamina B capaz de auxiliar no crescimento dos fios e na saúde do couro cabeludo”, resume Lauren. Salmão e ovos também podem ser ótimas opções.

Couve-de-bruxelas
Mais uma vez, a vitamina C entra em cena. “Deixa seu cabelo vibrante, já que é usada pelo corpo em forma de colágeno. Faz muita diferença nas temidas pontas duplas”, aconselha Deborah.

Lentilha
São uma fonte de proteína e de ferro e zinco. “O zinco regula os hormônios que afetam o crescimento dos fios”, diz Lauren. “E alguns estudos indicam que o ferro ameniza a queda de cabelo.”

Espinafre
“Esse vegetal é cheio de ferro e vitamina B, que auxiliam no aumento dos glóbulos vermelhos no sangue”, revela Deborah. “Como o ferro melhor o oxigênio no sangue, só traz benefícios aos fios.” Outros alimentos que têm o mesmo efeito são aspargo e brócolis.

Iogurte grego
“Tem muita proteína e vitamina B5, uma boa combinação para fazer o cabelo crescer”, afirma Deborah. Também é fonte de vitamina D, que deixa os folículos capilares saudáveis.