#alista: opções saudáveis para incluir nas ceias de fim de ano

A nutricionista Thaíse Costa, da Tia Sônia, lista cinco sugestões de alimentos para o cardápio do Natal e Ano Novo

by redação bazaar
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

As comemorações de fim de ano costumam ser carregadas de calorias e manter uma alimentação balanceada nessa época pode ser um desafio. “O segredo é equilibrar os alimentos calóricos típicos dessa época com alimentos naturais, integrais e orgânicos”, conta Thaise Costa, nutricionista da Tia Sônia – marca especializada em alimentação saudável e natural.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

 

Para auxiliar no cardápio das festas, a nutricionista indica alguns alimentos práticos e que, quando introduzido na ceia, podem trazer benefícios para a saúde, inclusive na época da fartura de comidas das ceias de Natal e Ano Novo. Confira:

1. Mix de castanhas
Castanha de caju, castanha do Pará, amendoim, amêndoas, por exemplo, além de darem um toque especial aos pratos, são também fontes de ômega 3 que contribuem no controle dos níveis de colesterol “ruim” e “bom”. Dica da nutricionista: “Utilize o Mix de Castanhas como complemento de um arroz especial ou de uma salada para a ceia de Natal”.

2. Pasta de amendoim
A pasta de amendoim é um alimento nutritivo que conta com alto valor energético, contendo na sua composição gorduras de alta qualidade, principalmente as monoinsaturadas e polinsaturadas, sendo também rica em proteínas, vitaminas e minerais. Dica da nutricionista: “Para as festas de final de ano, a dica é inserir esse alimento nas sobremesas, proporcionando sabor e saúde pra quem consumir o prato. Substitua o recheio de doce de leite dos famosos biscoitos de Natal pela pasta de amendoim. As crianças irão amar essa sobremesa nutritiva e deliciosa”.

3. Granolas
A granola é uma mistura de cereais, grãos integrais, oleaginosas, frutas secas e rapadura. É rica em fibras, vitaminas e gorduras boas que ajudam no bom funcionamento do organismo. Dica da nutricionista: “Substitua a bolacha do pavê por granola, por exemplo. E para quem é do time que não gosta de uva passa, existem no mercado opções de granola sem a fruta. Pode apostar no alimento sem medo!”.

4. Cranberry
O Cranberry é um fruto que vem ganhando destaque na América do Sul por apresentar diversas vitaminas e nutrientes que auxiliam no melhor funcionamento do organismo. Contém vitaminas A, C e D, além de fitoquímicos com elevado poder antioxidante, responsáveis pela redução do colesterol ruim no organismo e na prevenção do envelhecimento precoce. Dica da nutricionista: “Nas refeições de final de ano, aposte na combinação dessa fruta em manjares ou até mesmo nas típicas saladas de frutas da época”.

5. Quinoa
A quinoa é um cereal com alto poder nutritivo e proteína de alta qualidade. Contém 16 tipos de aminoácidos essenciais, ou seja, os que não são produzidos pelo corpo humano. Além de grandes quantidades de vitaminas e minerais e baixo teor de colesterol, também apresenta fibras que colaboram com o funcionamento do intestino e no controle dos níveis de colesterol. Dica da nutricionista: “Para a ceia, utilize a quinoa no preparo de massas, pães e bolos, ou na tradicional saladinha de quinoa. Por seus inúmeros benefícios que proporciona à saúde, a inclusão do cereal no cardápio dará um upgrade na refeição e na saúde.”

Leia mais:
Dieta cetogênica: método de emagrecimento conquista famosas
Cinco coisas que você precisa saber sobre a slow beauty
Mindful eating: emagreça comendo com consciência