Cosméticos também reduzem a inflamação - Foto: Reprodução
Cosméticos também reduzem a inflamação – Foto: Reprodução

Óleo é, provavelmente, a última coisa que você considera passar no rosto com a esperança de ficar com a pele mais jovem e radiante. Mas, novas fórmulas prometem fornecer hidratação reforçada, combater rugas e reduzir a inflamação com a ajuda de ativos sofisticados, como peptídeos, retinol e vitamina C, sem qualquer efeito colateral severo (ou oleoso, por mais estranho que pareça).

“Eles são naturalmente mais suaves do que a maioria dos produtos antienvelhecimento porque levam os princípios ativos até o fundo da pele sem irritar a superfície”, explica o dermatologista David Colbert, de Nova York. “E criam um brilho radiante que dura o dia todo.”

Da esquerda para a direita: Huile de Rose Firming Lift, By Terry; Pure, Marula; e Seaberry Moisturizing Face Oil, Fresh - Fotos: Divulgação
Da esquerda para a direita: Huile de Rose Firming Lift, By Terry; Pure, Marula; e Seaberry Moisturizing Face Oil, Fresh – Fotos: Divulgação

Uma das pioneiras a detectar o potencial da categoria foi a stylist americana Linda Rodin. Frustrada com os produtos que “não funcionavam”, ela colocou a mão na massa (literalmente) e, em 2007, o Rodin Olio Lusso nasceu. “Combinei meus óleos preferidos em uma caneca na pia do banheiro e inventei um preparado hidratante”, conta. Cinco anos e 50 mil frascos depois, a mistura original de 11 ingredientes – que inclui óleos de amêndoa doce, argan, girassol e semente de damasco – é uma das mais procuradas por maquiadores e modelos, como Adriana Lima, fã das fórmulas oleosas.

Da esquerda para a direita: Care Blends, M.A.C; Extra Face, Bobbi Brown; e ProGenius, Nude - Fotos: Divulgação
Da esquerda para a direita: Care Blends, M.A.C; Extra Face, Bobbi Brown; e ProGenius, Nude – Fotos: Divulgação

A tendência ganhou enorme destaque recentemente, quando os óleos faciais se tornaram presença obrigatória nos bastidores de desfiles. O maquiador francês Tom Pêcheux prepara o rosto de cada modelo com o Sunday Riley Transformative Lipid Serum, da Juno, antes de aplicar a base. Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C, mistura gotas do Care Blends Essential Oil na base, para acalmar e devolver o viço da pele das modelos que chegam exaustas depois de desfiles consecutivos, ou como iluminador para finalizar. “O efeito é de pele de atleta”, diz. A americana Paty Dubroff conta que usa apenas óleos na própria pele. Seu kit só fica completo com o Huile de Rose Firming Lift, da By Terry.

E os adeptos não se restringem à turma que trabalha com cosméticos. “Diane Kendal me apresentou ao Rodin Olio Lusso durante um teste de cabelo e maquiagem de Jason Wu”, diz a stylist Kate Young. “Desde então, fiquei obcecada. Os pontos secos melhoraram, e a minha pele brilha.”

Da esquerda para a direita: Fluide de Beauté 14, Carita; Huile Orchidée Bleue,, Clarins; e Olio Lusso, Rodin  - Fotos: Divulgação
Da esquerda para a direita: Fluide de Beauté 14, Carita; Huile Orchidée Bleue,, Clarins; e Olio Lusso, Rodin – Fotos: Divulgação

Não é difícil encontrar o óleo certo para você. Pele seca? Procure fórmulas com óleo de gergelim, como o Bobbi Brown Extra Face. Para peles mistas, experimente o Huile Orchidée Bleue, da Clarins, que fecha os poros e acaba de ser lançado no Brasil.

Para combater o envelhecimento, aplique o Fresh Seaberry Moisturizing Face ou o Nude ProGenius Treatment antes de dormir. O óleo de marula africana – ingrediente fundamental do Colbert M.D. Illumino Face e do Marula Pure Marula – combate inflamações em todos os tipos de pele.