Foto: Harper's Bazaar
Foto: Harper’s Bazaar

Os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) podem durar até 10 dias antes do período menstrual ou em alguns casos, permanecem durante a menstruação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a TPM atinge mais de 70% das mulheres brasileiras, e os principais sintomas são: cólica, irritabilidade, insônia e alteração no humor.

A naturóloga Mariana Vitte, do W Estética & Spa, recomenda uma massagem com óleo de gerânio. “Este óleo essencial age contra a ansiedade e irritabilidade, pois tem tônico das supra-renais, que são glândulas que regulam a produção dos hormônios e por isso alivia a TPM”, conta.

A inalação com o óleo essencial de sálvia-esclaréia é a dica da especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge, Nathalia Carravetta. “Misture 5 gotas do óleo de sálvia-esclaréia com 1 litro de água e borrife pela casa, seus ativos aliviam o cansaço que é mais intenso nesse período”, comenta Nathalia. Este óleo essencial também é indicado para dor e desconforto de cólicas. Para aliviar, faça compressas quentes no abdômen.

Para quem costuma ficar mais chorona durante a TPM, a Marcia Rissato, aromaterapeuta da Mona’s Flower, indica os óleos essenciais de jasmin, camomila romana e melissa. Para aliviar os altos níveis de estresse, Marcia recomenda óleos de lavanda, cipreste e olíbano. “Ferva água para encher uma bacia, pingue 4 gotas de cada óleo e despeje a infusão pelo corpo após tomar banho normal”, indica a especialista.

Outro sintoma muito comum da TPM é a retenção de líquido. “Faça um banho aromático morno com 3 gotas de lavanda e 3 gotas de sálvia-esclareia diluídos com óleo carreador”, recomenda Nathalia Carravetta, da L’eponge. Já Mariana Vitte, do W Estética & Spa, aconselha usar 2 gotas de lavanda, 2 gotas de camomila romana e 2 gotas de sálvia-esclaréia em 5ml de óleo carreador para massagear suavemente o abdômen em sentido horário.