Busca Home Bazaar Brasil

Aprenda a usar extrato de flores na rotina de beleza

Elas têm o poder de restaurar a pele

by Carol Hungria
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Flores não precisam se limitar aos perfumes na sua rotina de beleza. Bazaar conversou com as experts Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology; Mariana Vitte, naturóloga do W Estética & Spa; e Marcia Rissato, terapeuta floral e aromaterapeuta da Mona’s Flower; para descobrir como usá-las em outras rotinas de beauté. Anote as dicas:

Como é possível usar esse extrato das flores na rotina de beleza?
Karla Assed: existem várias flores que ajudam no rejuvenescimento, e a principal é a orquídea que, além do seu poder antioxidante, ajuda a regular a pigmentação da pele, combatendo o envelhecimento causado pelos radicais livres, e recuperando a coloração natural da mesma. Também aumenta a regeneração celular e tem a vantagem de que pode ser aplicada em todos os tipos de pele.

É possível misturar mais de uma flor na mesma essência?
Marcia Rissato: sim, é possível fazer um blend de óleos essenciais para tratar várias questões ao mesmo tempo, como por exemplo misturar alecrim e laranja doce para energizar.

Você tem dicas de receitas para criar óleos ou máscaras faciais com flores?
Mariana Vitte: para extrair um óleo de plantas medicinais ou flores é necessário quilos de planta e cada espécie se obtêm por um processo diferente. Portanto, é mais conveniente adquirir o óleo essencial ou vegetal já pronto. Como receita caseira podemos fazer o chá da planta. Por exemplo: uma máscara facial de argila pode ser potencializada se preparada com o chá de camomila por seu efeito calmante e clareador da pele.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A prática é recomendada? Existe contraindicação?
Karla Assed: sim, já existem diversos cosméticos com esses extratos e também é possível manipular. Quando não bem indicados, podem causar irritação e alergia na pele, por isso é preciso um acompanhamento profissional.

Como é possível incluir as flores em uma rotina de beleza? (Quantas vezes usar por semana, como mesclar com outros produtos, etc.)
Mariana Vitte: o uso pode ser diário, com um sabonete neutro acrescido de óleo essencial de gerânio que, além de limpar a pele, nutre e hidrata. Se você preparar em um vidro transparente com as pétalas da mesma planta fica lindo! Use 200ml de sabonete líquido neutro, com 10 gotas de óleo essencial de gerânio e suas pétalas.

Qual a diferença de usar óleos com essências e cosméticos industrializados?
Marcia Rissato: o que a indústria de perfumes normalmente usa são os aromas sintéticos, feitos em laboratório. Já os óleos essenciais são naturais, extraídos das flores, e por isso são mais concentrados.

As flores servem como substitutos para algum cosmético? Ou apenas um complemento?
Mariana Vitte: acredito que as duas coisas. Elas podem ser exclusivas ou combinadas com outros ativos.