Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A aromaterapia é um tratamento terapêutico que tem ganhado cada vez mais aderência devido aos seus benefícios para o bem-estar, beleza e saúde. A especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge, Nathalia Carravetta, explica que, para ela dar certo, é importante entender o que o seu corpo precisa para escolher os óleos essenciais mais adequados: “cada aroma, cada óleo essencial tem benefícios diferentes contra o estresse, dando energia, combatendo os sintomas da TPM e até mesmo auxiliando em uma boa noite de sono”, diz

O que são óleos essenciais?
A aromaterapia é realizada com o uso dos óleos essenciais (OES), que são obtidos de plantas, árvores, ervas ou flores, tendo diferentes funções e benefícios.

Qual é a quantidade ideal?
Os óleos essenciais são totalmente naturais e, por isso, extremamente concentrados. Uma gota dessa substância volátil equivale a 24 xícaras da planta, por exemplo. Ou seja, é preciso ter moderação na hora de utilizar e, na maioria dos casos, ele deve ser diluído em um óleo carreador ou na água. A quantidade varia de acordo com cada proposta, mas normalmente utilizamos a partir de duas gotinhas. Em outras situações podem ser utilizadas até 15.

Como usar?
Como dito acima, os OES são extremamente concentrados, por isso não devem ser aplicados diretamente sobre a pele, mas sim diluídos. Existem os chamados óleos carreadores, que funcionam na diluição dos óleos essenciais e entre eles estão o gel (aloe vera) e óleos vegetais (amêndoas, gergelim e castanha). Eles podem ser aplicados em massagens, inalações, emplastos (compressas mornas ou frias) ou no banho.

Quero montar meu kit de óleos essenciais. Quais devo comprar?
Existem centenas opções de óleos essenciais, com funções variadas que atuam tanto nas questões físicas quanto emocionais. Contudo, não é necessário ter todos à mão. O ideal é investir nas opções mais versáteis e que atendam às suas demandas pessoais.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Top 5 para ter em casa
Lavanda: ideal para purificar e promover sensação de tranquilidade, relaxamento e equilíbrio. ótimo para uma boa noite de sono.
Alecrim: melhora a concentração, o foco e dá energia. Além disso, reduz a celulite, ativa a circulação e reduz a dor muscular e articular.
Tea tree: conhecido também como melaleuca, esse óleo essencial auxilia nos fatores emocionais como medo, depressão e ansiedade. Além disso, ajuda no combate à acne e no processo de cicatrização.
Eucalipto: proporciona uma limpeza das vias respiratórias, atuando na melhora de problemas como asma, sinusite, bronquite, entre outros.
Gerânio: é um ótimo aliado para a pele e traz diversos benefícios emocionais, alegra a alma, traz leveza nos momentos difíceis e oferece conforto.

Receitinhas para colocar em prática
1. No banho: no box ou na banheira, pingue duas gotas de óleo essencial de lavanda e três gotas de gerânio. Deixe cair a água morna para criar uma sauna aromática.
2. No ambiente: aposte nos difusores ou nos sprays de ambiente. Acrescente quatro gotas de um óleo essencial de sua preferência, combinados com três gotas de um óleo carreador.
3. No corpo: para uma massagem corporal, misture 60ml de óleo vegetal com 15 gotas de óleo essencial de sua preferência em um recipiente de vidro e de cor escura. Aplique no corpo fazendo movimentos firmes.

Leia mais:
Slow beauty: mude a dieta e conquiste uma pele radiante

As 10 dietas mais estranhas seguidas pelas celebridades
Isabeli Fontana fala sobre emagrecer: “quero limpar o organismo”
Os exercícios que as tops amam – e odeiam! – fazer